Sem categoria

Entidades apoiam ações de prevenção à exploração sexual na Copa

Entidades ligadas ao turismo anunciaram, esta semana, em Brasília, que estão interessas em colaborar com as ações do Ministério do Turismo para a prevenção dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. Entre elas, as confederações nacionais do Comércio (CNC), dos Municípios (CNM), dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) e de Conventions e Visitors Bureaux (CBC&VB).

“Essa é uma das prioridades do Governo Federal. Mas é muito importante que toda a cadeia produtiva se comprometa com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Precisamos do apoio dos atores do setor”, destacou Elisabeth Bahia, coordenadora do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo.

Segundo ela, as entidades receberão materiais de divulgação impressos e online a respeito do tema. Além disso, elas terão as logomarcas incluídas nas ações de prevenção voltadas para a Copa de 2014.

Elisabet Bahia anunciou os resultados da primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, que é executado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Mais de 160 multiplicadores receberam qualificação por meio do projeto. O número superou as expectativas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Elisângela Machado, outro resultado importante é que todos os estados e o Distrito Federal elaboraram planos de ação regionais. “Já temos 27 planos em mãos. O que faremos agora é monitorá-los e oferecer suporte para que eles se concretizem”, explicou.

Cada estado receberá até R$120 mil para colocar os planos de ação em prática. Pernambuco já saiu na frente. O projeto do estado foi o primeiro a ser inserido no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv). Os outros estados terão até o dia 30 de setembro para fazer o mesmo.

Com informações do Ministério do Turismo