Sem categoria

Solidariedade entre Haiti e Brasil sai do papel

Mais de seis meses após o terremoto no Haiti que deixou cerca de 250 mil mortos, as realidades de haitianos e brasileiros voltam a se aproximar em razão de catástrofes naturais. Após meses de chuvas intensas no Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas, uma iniciativa binacional aparece como mais um recurso para auxiliar os envolvidos nas tragédias.

O livro recém-lançado Brasil-Haiti: 101 histórias. Uma esperança, versão brasileira do projeto 100 Stories for Haiti ("100 histórias para o Haiti"), as vítimas dos deslizamentos no Brasil e do terremoto no Haiti serão beneficiadas. Isso porque, baseado na ideia do inglês Greg McQueen, a renda obtida com as vendas será revertida para organizações de ajuda humanitária.

No início do ano, após o terremoto no Haiti, McQueen fez um apelo pela internet para reunir 100 histórias – não necessariamente sobre a tragédia – e publicá-las em um livro que teria a receita líquida destinada à ajuda para vítimas do terremoto.

Cerca de 400 internautas, entre escritores profissionais e amadores, se mobilizaram para escrever contos e crônicas inéditos sobre os mais variados temas. A partir daí, foi criada a versão brasileira do livro para dar continuidade à iniciativa.

Na versão brasileira, 30 novas histórias foram escritas por autores nacionais, como Moacyr Scliar, Antonio Carlos Secchin e Mauro Ventura, substituindo alguns dos contos dos autores estrangeiros. Outros 70 foram mantidos da primeira versão.

Diferente da original, a edição brasileira começa com um prefácio-depoimento do executivo financeiro Carlos Nomoto, que viajou ao Haiti para ajudar a cidade de Porto Príncipe, e termina com uma história que também não existe na versão original, desta vez em quadrinhos.

Intermediação

Além disso, Brasil-Haiti: 101 histórias. Uma esperança, destinará o dinheiro da venda não apenas  aos brasileiros afetados com as chuvas, mas também para os haitianos que até hoje passam dificuldades para reconstruir o país.

A intermediação entre as vítimas será feita pela organização internacional Visão Mundial, que promove assistência e ajuda humanitária tanto no Haiti quanto no Brasil.  O livro foi lançado na última sexta-feira (13/8) pela Garimpo Editorial durante a 21ª Bienal do Livro de São Paulo e deve chegar às livrarias nas próximas semanas.

Fonte: Opera Mundi