Sem categoria

Cartilha faz balanço do governo Lula e comparação com FHC

“Oito anos de governo Lula, o Brasil no rumo certo” é o título da cartilha que o PT elaborou com o balanço das realizações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento também faz comparações entre os oitos anos do governo Lula e o do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso.

“O governo do PT, junto com seus aliados, conseguiu mostrar que o Brasil é capaz e pode seguir mudando, para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna. O projeto em curso rompeu com a arrogância de nossas elites subalternas aos interesses internacionais e preconceituosas com o nosso povo”, diz o prefácio da cartilha, assinado pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra (SP) e o líder do PT na Câmara, deputado Fernando ferro (PE).

E, após enumerar todos os avanços dos dois mandatos de Lula, os dirigentes petistas alertam que “tudo isso garante condições para um futuro promissor, mas é preciso dar continuidade e aprofundar o projeto que vem sendo executado. O Brasil deixou de ser o eterno país do futuro. O futuro chegou. E Dilma Rousseff é a garantia de continuidade do projeto Lula.”

O objetivo da publicação não é apresentar programas e ações implementados. “(O foco) está direcionado para identificar os resultados concretos, na sociedade, das políticas públicas desenvolvidas.”

E enumera a geração recorde de empregos (14milhões), a ascensão social para a classe média de 31 milhões de brasileiros, a adoção de uma política externa altiva e soberana como exemplos de como o Brasil está no caminho certo.

A comparação entre os mandatos de Lula com os de FHC “ajudam a população a compreender o alcance das conquistas de nosso governo”, explica a publicação, citando como exemplo as medidas de combate à crise econômica e financeira internacional—a maior da história contemporânea do capitalismo desde a grande depressão de 1929 — que abalou grandes potências a partir do final de 2008.

Lula apostou no consumo e, em vez de aumentar os impostos, aplicou um conjunto amplo de desonerações tributárias e de medidas de política monetária de modo a estimular a atividade produtiva. Manteve a renda das famílias e os avanços na área social. O Brasil de Lula, com uma política econômica anticíclica, firmeza e em defesa do interesse nacional, conseguiu superar a turbulência.

Já o tucano FHC, diante das crises periféricas que enfrentou, recorreu ao FMI para pedir empréstimos e seguiu seu receituário: aumentou impostos, as taxas de juros e arrochou os salários.

Diferenças entre Lula e FHC

A cartilha também lembra que FHC vendeu importantes empresas estatais e aumentou o desemprego em consequência da desindustrialização provocada por uma política antinacional que privilegiava, por exemplo, a compra de navios de estaleiros no exterior, gerando empregos em outros países, destacando que os fatos contrariam um mito criado de que a política econômica do Governo Lula era simplesmente a continuidade da implementada no de FHC.

E continua citando os avanços dos dois governos Lula, como o aumento real de 74% do salário mínimo, que desmente o mantra neoliberal de que este aumento quebraria a Previdência Social e os pequenos municípios; a criação do Bolsa Família, que beneficiou mais de 12,6 milhões de famílias; a estabilização econômica; o pagamento da dívida externa e a redução de 20% da dívida interna.

E conclui que “o Brasil, hoje, é elogiado pela comunidade e pela mídia internacional, em contraste com a maior parte de nossa imprensa, a qual, movida por interesses político-eleitorais, tenta ignorar as conquistas do governo do PT. Superamos a herança maldita do PSDB/DEM.”

Veja a íntegra da cartilha "O Brasil no Rumo Certo"