Sem categoria

Greve nacional: residentes realizam manifestações nesta segunda

Os médicos residentes promovem manifestações em diversos estados do Brasil nesta segunda-feira (23). A categoria está em greve desde terça-feira (17), pedindo reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio, hoje em R$ 1.916,45.

Greve dos médicos Residentes - Luana Bonone

Leia também: 
Médicos residentes de São Paulo aderem à greve nacional

Em São Paulo, o ato está marcado para ocorrer na Praça da Sé, a partir das 10h. Segundo a Associação de Médicos Residentes de São Paulo (Ameresp), em 2006, após movimento de greve dos residentes, o governo se comprometeu com o reajuste das bolsas em 23,7%. Como a promessa não foi cumprida, a defasagem da bolsa cresceu e hoje chega a 38,7%.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse na semana passada que compreende a reivindicação, mas lembrou que a greve prejudica o atendimento e compromete a formação dos estudantes. A Associação Nacional dos Médicos-Residentes estima em 90% a adesão da categoria à greve.

O governo sinaliza com um aumento de 20%, proposta já feita e que será reavaliada pelos médicos residentes na sexta-feira, 27 de outubro.

Na terça-feira, os grevistas planejam uma Caminhada Nacional pela Residência Médica, com paralisações em vários locais e Dia de Doação de Sangue pela Saúde Pública.

Da redação, com Band