Sem categoria

Instituto suprapartidário de pesquisa ambiental é lançado dia 20

O próximo dia 20, sexta-feira, marcará a fundação, em São Paulo, do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA). De caráter suprapartidário, a entidade reunirá representantes de diversos setores políticos e sociais do campo progressista para aprofundar os estudos sobre a correta relação entre desenvolvimento e meio ambiente, bem como realizar pesquisas sobre mudanças climáticas, biodiversidade, recursos hídricos, meio ambiente urbano etc.

Aldo Arantes

A entidade terá abrangência nacional – incorporando quadros destacados de várias regiões do Brasil – e reunirá cientistas, professores e gestores ambientais, entre outros. Entre os especialistas da área que apoiam o INMA estão Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; Carlos Walter Porto Gonçalves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Luis Fernandes, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Volnei Garrafa, professor da Universidade de Brasília, entre outros.

O Partido Comunista do Brasil e a Fundação Maurício Grabois fazem parte dos apoiadores e estão na linha de frente de sua criação. O secretário de Meio Ambiente do PCdoB, Aldo Arantes, diz que “o INMA já nasce com grande fôlego e tem tido ótima receptividade de setores variados”.

Segundo ele, um dos principais méritos do Instituto é “aprofundar o debate sobre a relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento porque há uma tendência de se absolutizar o primeiro não levando em conta o segundo; ou, ao contrário, considerar a questão do desenvolvimento sem considerar o meio ambiente”.

Arantes ressalta o momento do lançamento do INMA. “É um debate bastante oportuno porque tem impacto em nível internacional e está presente nas campanhas. É importante construirmos uma visão sólida a respeito da questão ambiental colada ao desenvolvimento e contribuir para que essa discussão avance num governo de Dilma Rousseff”. Com essa iniciativa, diz, “os setores envolvidos podem se colocar na dianteira dessa discussão”.

A primeira iniciativa da qual o INMA participará já está sendo gestada. Trata-se do Seminário Internacional sobre as Mudanças Climáticas, marcado para os dias 11 e 12 de novembro, em Brasília, e que vem sendo desenvolvido pela Fundação Maurício Grabois.

O evento é preparatório à Conferência Mundial da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16), a se realizar em Cancun, no México, entre 29 de novembro e 10 de dezembro. A meta do seminário é debater o tema e preparar representantes de fundações e entidades sociais para a COP 16. Ao mesmo tempo, objetiva contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas de combate ao aquecimento global. O seminário reunirá especialistas e lideranças nacionais e internacionais e lançará publicamente o Instituto.

O lançamento do INMA nesta sexta-feira definirá o Conselho Administrativo e a Diretoria Executiva e acontecerá no Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Rua Barão de Itapetininga, 255, conjunto 304, Centro, São Paulo).

Da redação,
Priscila Lobregatte