Sem categoria

Bienal do Livro de São Paulo se rende ao pop para atrair público

Na tentativa de atrair mais público e superar a queda de 9% da última edição em relação a 2006, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo aposta em atrações pop. O evento que começa nesta sexta-feira (13) terá uma programação recheada de personalidades da TV, atletas e músicos da MBP e do rock.

A programação destinada ao público geral será inaugurada com a chamada “Sexta-feira 13 na Bienal do Livro”. As atividades e debates do primeiro dia de evento terão como pauta o tema vampirismo.

Visitantes de todas as idades que comparecerem fantasiados ao salão no dia da abertura não precisarão pagar ingressos. A programação do dia inclui ainda uma palestra de José Mojica Marins sobre o seu personagem Zé do Caixão e um encontro com três escritores para a discussão do tema "Por que o mito do vampiro continua vivo?". Às 19 horas, o sobrinho-bisneto de Bram Stocker, criador de "Drácula", fala sobre o lançamento da sequência do maior clássico do vampirismo literário.

Programação cultural

Clarice Lispector e Monteiro Lobato são os grandes homenageados da programação cultural do evento. Também em destaque estão as discussões sobre Lusofonia e Livro Digital.

As implicações dos livros digitais serão discutidas em um fórum internacional, que terá a presença de referências da área, como Mike Shatzikin, Jean Paul Jacob e John B. Thompson.

Segundo os organizadores do evento, várias atividades e atrações foram especialmente produzidas para envolver o público, “um esforço que visa estimular e ampliar o hábito da leitura entre os brasileiros”.

Espaço do Professor

A organização da Bienal também dedicou especial atenção à programação do Espaço do Professor, que terá a curadoria da escritora Marisa Lajolo – professora da Unicamp e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e palestrante internacional. O espaço foi organizado na forma de um curso que tem o objetivo de capacitar professores a trabalhar o livro em sala de aula

Território Livre

Os jovens também ganharão atenção especial no Território Livre, com mesas de debate que abordarão assuntos ligados ao universo vivido por eles. Entre os convidados estão Serginho Groismann, Caco Barcellos e a equipe do programa "Profissão Repórter" que falarão sobre o que é preciso para se tornar um bom repórter (14/8, às 15 horas).

Cozinhando com Palavras

Este ano, a Bienal do Livro inova com o lançamento do espaço Cozinhando com Palavras. Sob curadoria do chef, editor de livros gastronômicos e jornalista André Boccato, serão realizados uma série de workshops e mesas de debates sobre gastronomia em livros. Para isso, o evento montará uma arena gastronômica onde chefs e outras personalidades terão contato direto com o público.

Música e esportes

A programação ainda destaca a campeã olímpica de salto em distância Maureen Maggi, que participa de mesa com o colunista esportivo Juca Kfouri (dia 13, às 15h). O encerramento da feira irá contar com a presença de Martinho da Vila e Celso Campos que serão responsáveis por uma dupla homenagem ao centenário do nascimento de Noel Rosa e Adoniran Barbosa.

Entrada gratuita

Professores, profissionais da cadeia produtiva do livro e bibliotecários que comprovarem vínculo formal com instituições e empresas desses segmentos, estudantes inscritos pelas escolas no programa gratuito de visitação escolar, além de maiores de 65 anos e crianças com até 5 anos não pagam a entrada. Os estudantes que não forem beneficiados pelo programa de visitação gratuita da Bienal do Livro pagam apenas meia.

Serviço

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Quando: de 13 a 22 de agosto de 2010
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi – av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo-SP; das 10 às 22 horas
Mais informações: site da Bienal do Livro

Da Redação, com agências