Lopes conclama parlamentares para reforçar luta dos comerciários

A abertura do comércio aos domingos – permitida nas cidades onde não há lei municipal proibindo, representa problemas para os comerciários, que lutam contra a abertura indiscriminada e não regulamentada do comércio aos domingos. O deputado Chico Lopes

Segundo o parlamentar, “em algumas grandes cidades como São Paulo e Salvador, já se conseguiu avanços com a regulamentação do funcionamento aos domingos, mas em muitas outras ainda é pauta na luta dos trabalhadores comerciários”.



Ele destacou o caso de Fortaleza, onde acontecerá na próxima terça-feira (6) um ato do Sindicato dos Comerciários na Câmara Municipal para sensibilizar os vereadores para a necessidade de regulamentação dessa matéria. A lei delegou ao poder municipal a tarefa de disciplinar a matéria.



Lopes anunciou também o lançamento do fórum nacional em defesa da regulamentação do funcionamento do comércio aos domingos, no dia 2 de abril, em Brasília, conclamando os parlamentares “para que possamos em nossos estados e municípios somar esforços no sentido de ver resolvida essa justa reivindicação da categoria comerciária brasileira”.



O parlamentar comunista fez a defesa dos direitos dos trabalhadores, afirmando que “os trabalhadores não podem abrir mão de direitos como repouso semanal remunerado, hora extra, e lutam ainda para conseguir o que já é lei em diversos outros países, ou seja a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais”.



Mais problemas



Na avaliação de dirigentes sindicais da categoria a  abertura indiscriminada do comércio varejista gera mais problemas do que soluções como o aumento dos acidentes no trabalho e das doenças ocupacionais.



“A expectativa da geração de mais empregos foi frustada com o aumento da exploração. O que os trabalhadores almejam é a normatização do funcionamento do comércio aos domingos, garantindo aos trabalhadores o direito de negociação com os empresários”, destaca Lopes.



De Brasília
Márcia Xavier