Zilda Arns anuncia protesto contra contingenciamento no PAC

A Pastoral da Criança anunciou que fará um protesto hoje em Curitiba, na abertura do Fórum Regional do Sul do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), no qual três ministros vão discutir o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com empr

Os representantes do governo no encontro regional do CDES serão os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Tarso Genro (Relações Institucionais).


 


Para a coordenadora da Pastoral, Zilda Arns, “não haverá desenvolvimento se não forem asseguradas as condições mínimas para que toda a população brasileira tenha acesso a saúde e a educação de qualidade”.


 


A entidade vinculada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) endossa moção do CNS (Conselho Nacional de Saúde), que repudiou qualquer política que represente corte ou contingenciamento dos recursos do SUS nas três esferas de governo.


 


O governo diz que o bloqueio não atinge o atendimento à população, apenas emendas parlamentares e atividades internas, como viagens e congressos. Para o CNS, no entanto, a retenção pode desencadear um processo de cortes nos orçamentos dos Estados e municípios numa área em que os recursos já são escassos.