Nudez castigada: Mulheres protestam sem roupa contra desfile

Quarta-feira da nudez na Semana de Moda do Paris. O estilista francês Christian Lacroix teve sua passarela invadida hoje (28/02) por uma manifestante nua da ONG Peta (People for the Ethical Treatment of Animals).

Lacroix apresentava modelos usando botas prateadas e casacos de pele – inclusive grandes golas que chegavam a descer a passarela. A manifestante, em protesto contra o uso de peles em roupas, saltou sobre a passarela, mas foi rapidamente retirada do local pelos seguranças. Ela segurava um cartaz dizendo, em inglês, “prefiro andar nua a usar peles”.


 


“Não sou hipócrita. Adoro peles”, comentou Lacroix. Após o desfile, o estilista afirmou amar seu trabalho. “É um desafio. Estamos na vanguarda todos os dias. É questão de estar sintonizado com o mundo. Não somos uma torre de marfim.”


 


Pela manhã, outras manifestantes nuas tentaram atrapalhar o desfile do italiano Valentino. Elas foram barradas pelos seguranças antes que chegassem à passarela, onde caminhavam modelos em vestidos de tweed com grandes mangas de pele.


 


Primeiro, uma mulher loira e nua correu freneticamente em direção à passarela logo no início da apresentação. Foi rapidamente impedida e jogada no chão por dois seguranças. Mais tarde, uma morena, também nua e com um cartaz na mão, faz sua investida rumo às lentes dos fotógrafos, mas conseguiu dar dois passos até ser impedida.


 



Ativista é barrada antes de chegar à passarela