Sem categoria

Eleições 2010: Previsão de disputa acirrada em Rondônia

A eleição para o governo de Rondônia deverá ser decidida em segundo turno. Segundo analistas locais, no momento os candidatos Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB) e o atual governador João Cahulla (PPS) travam uma disputa acirrada por uma das duas vagas no segundo turno. Pelo menos é essa a expectativa a ser confirmada nas próximas pesquisas eleitorais. O candidato do PT, o deputado federal Eduardo Valverde, teve seu registro impugnado. Ele recorreu da decisão.

Os candidatos ao Senado Ivo Cassol (PP), ex-governador, e Fátima Cleide (PT) também enfrentam problemas na Justiça Eleitoral. São centenas os concorrentes que enfrentam processos de impugnação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entre os 364 que se inscreveram para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, por exemplo, 111 estão em situação irregular, muitos na condição de “ficha suja”.

Confúcio Moura, que apoia a presidenciável Dilma Rousseff, é o candidato da “Aliança por Uma Rondônia Melhor para Todos” que reúne o PMDB,PDT, PCdoB, DEM e PRTB. Ex-deputado federal e prefeito de Ariquemes, o médico defende a bandeira da educação como uma das marcas principais de sua candidatura. Usa como trunfo a condição de ser o primeiro prefeito a implantar o modelo de tempo integral nas escolas.

O governador Cahulla é da coligação “Avança Rondônia” (PP, PPS, PTB, PTN, PSDC, PV, PRP, PTN, PHS e PMN), que na sua convenção decidiu não apoiar candidatos à Presidência. Já o tucano Expedito Junior é o candidato de Serra em Rondônia. Ele representa a coligação “Unidos para Avançar” dos partidos PSDB, PR, PSC, PTC, PT do B e PRB.

Projeto do PCdoB

A principal prioridade do PCdoB em Rondônia é manter a cadeira na Assembléia Legislativa com o deputado David Chiquilito e trabalhar para eleger mais dois estaduais. Lançou quatro candidatos a deputado federal, mas acha remota a possibilidade de eleger um.

Governador

Confúcio Moura (PMDB)
Eduardo Valverde (PT)
Expedito Junior (PSDB)
João Cahulla (PPS)
Marcos Sussuarana (PSOL)

Senado

Arnaldo Muniz (PSC)
Pastor Aluizio (PSOL)
Joca do PSOL (PSOL)
Fátima Cleide (PT)
Ivo Cassol (PP)
Melki Donadon (PHS)
Valdir Raupp (PMDB)

De Manaus,
Iram Alfaia