EUA e Coréia do Norte iniciam diálogo para normalizar relações

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), Kim Kye-Gwan, e o sub-secretário de Estado norte-americano Christopher Hill vão se encontrar em 5 e 6 de março nos Estados Unidos, em Nova York

A reúnião faz parte do acordo celebrado entre seis países (China, as duas coréias, EUA, Japão e Rússia), que estipula auxílio em energia em troca do desmantelamento das instalações nucleares de Pyongyang.


 


Essa é considerada a primeira etapa para a normalização das relações diplomáticas entre a Coréia Democrática e os Estados Unidos, anunciou hoje o Departamento de Estado americano.


 


Previsto no acordo firmado a 13 de Fevereiro em Pequim, pela China, Japão, Rússia, Estados Unidos, Coréia do Sul e RPDC, este encontro será “uma primeira conversa” entre os dois países sobre a normalização das suas relações, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.


 


Embora não se espere uma declaração conjunta no final dos dois dias de reuniões, estas devem favorecer a organização de futuros encontros do “grupo de trabalho” de ambos os países, previsto no citado acordo, acrescentou.