Sem categoria

Presidente de El Salvador repudia visita de Micheletti ao país

O presidente de El Salvador, Maurício Funes, rechaçou a visita realizada a seu país pelo ex-chefe do regime golpista de Honduras, Roberto Micheletti, convidado por setores da direita. “Quando vejo entre nós quem reconhece e elogia um golpista, não posso fazer outra coisa senão expressar meu mais enérgico repúdio”, disse Funes durante ato público na noite do dia 23.

Mauricio Funes, presidente de El Salvdor

Micheletti usurpou o poder em Honduras depois que militares encapuzados, em conluio com a oligarquia local, sequestraram o presidente Manuel Zelaya e o levaram à força para Costa Rica, em 28 de junho de 2009.

“Não reconhecemos legitimidade ao golpista que alguns nostálgicos da ditadura homenagearam”, disse Funes em uma alusão à decisão do prefeito de San Salvador, Norman Quijano, de declarar o ex-ditador como “visitante ilustre”.

A presença de Micheletti em El Salvador suscitou o repúdio de amplos setores sociais e a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), que levou Funes ao poder, lamentou a decisão de partidos da direita de patrocinar a viagem.

“Pela trajetória antidemocrática, violadora dos direitos humanos e por desrespeitar a comunidade e organismos internacionais, declaramos Roberto Micheletti persona non grata”, expressou a FMLN em comunicado.

De acordo com dados de organizações humanitárias, durante o regime de Micheletti se registraram em Honduras cerca de quatro mil casos de violações de direitos humanos, entre elas o assassinato de mais de 100 opositores do golpe de Estado.

Fonte: Prensa Latina, com tradução do Vermelho