Sem categoria

Evo Morales é maioria em oito das nove Assembleias da Bolívia

O Movimento ao Socialismo (MAS), liderado pelo presidente Evo Morales, é maioria em oito das nove Assembleias Legislativas Departamentais da Bolívia.

Com exceção de Santa Cruz, onde foi reeleito o opositor Rúben Costas, o MAS é maioria em Beni, onde assumiu Ernesto Suárez, um oposicionista.

Em Tarija, no sul do país, o partido de oposição Camino al Cambio (CC) – que elegeu Mário Cossío para o governo – não pôde tomar o controle da Assembleia pois conta com 11 parlamentares, mesmo número do MAS.

Segundo o jornal La Razón, durante uma sessão realizada na véspera, a situação firmou um pacto com o Poder Autonómico Nacional (PAN) para que Aluida Vilte (MAS) seja nomeada presidente da Assembleia.

A Agência Bolivariana de Informação (ABI) divulgou que em La Paz, sede do governo, o Mas tem 30 dos 45 membros da Assembleia.

Em Chuquisaca, a aliança no poder é apoiada por 15 dos 21 parlamentares.

Dos 33 legisladores da região de Oruro, 25 apoiam o MAS.
Em Cochabamba, o partido de Evo Morales garante sua gestão com 27 das 34 cadeiras do Poder Legislativo.

Entre os 32 membros da Assembleia de Potosí 27 pertencem ao MAS. O Movimento ao Socialismo também venceu no departamento amazônico de Pando, com Luis Flores que foi eleito presidente da Assembleia com nove dos 16 votos.

Com Prensa Latina