Sem categoria

Cruzador que sinalizou a Revolução de Outubro faz 110 anos

O legendário cruzador Avrora (Aurora, em russo), que em 1917 disparou o tiro que deu o sinal para o início da Revolução de Outubro, fez 110 anos nesta terça-feira (12). O navio foi lançado às águas no dia 11 de maio de 1900 e está hoje ancorado na margem norte das águas do rio Nievá, em São Petersburgo, antiga capital do Império Russo e da ex-Rússia Soviética.

Hoje em dia o cruzador é único navio-monumento no mundo que permanece à tona desde os princípios do século passado. O cruzador participou da batalha de Tsuhima durante a guerra russo-japonesa de 1905. Durante a Primeira Guerra Mundial, o cruzador prestou serviços de vigilância no mar Báltico.

Na noite de 25 de outubro de 1917, o tiro de um canhão do Avrora deu a senha para o ataque contra o governo burguês russo sediado no Palácio de Inverno.

Durante o cerco de Leningrado, na Grande Guerra Patriótica, o cruzador teve mais de 1.300 perfurações por obuses e projéteis lançados pela artilharia nazi-fascista. Em 1950 foi criado o museu do navio, a bordo do cruzador.

Durante o poder socialista, foi o navio de número um da Marinha Soviética, tradição que foi mantida pelos governos anti-revolucionários que se seguiram após o colapso da URSS em 1991.

Da redação