Documentário retrata luta dos sem-teto em São Paulo

A história das sem-teto Neti, Silmara, Janaína e Ednalva, às vésperas de ocupações, é o assunto do documentário Dia de Festa, que estréia nos cinemas no dia 28 de abril, em São Paulo, e 12 de maio,

Pesquisador dessa temática e de soluções alternativas de moradia em todo o mundo, Georgieff  entrou em contato com o Movimento dos Sem-Teto do Centro de São Paulo (MSTC). Em seguida, convidou o cineasta Toni Venturi — na época, em meio ao lançamento de Cabra-Cega — a ingressar, com câmera na mão, nas ocupações do movimento. Venturi centrou o filme em quatro mulheres e acompanhou os preparativos de sete ocupações simultâneas, realizadas na capital paulista em outubro de 2004.

“O documentário virou um filme de ação. Acompanhamos, durante toda a madrugada e, depois, por diversas semanas, a luta de centenas de famílias para fazer valer o direito constitucional da moradia, afirma Venturi”. “Foi impressionante conhecer essas mulheres, guerreiras do asfalto, que se mantêm firmes na luta para conquistar uma vida mais digna.”

Em comum, Ivaneti de Araújo, 30, Silmara do Congo da Costa, 34, Janaína Cristina da Silva, 18, e Ednalva Silva Franco, 33, têm histórias de infância que preferem nem lembrar. Todas trabalharam desde cedo no campo, ajudaram em casa e alimentaram a vontade de mudar de vida. A dificuldade em pagar aluguel com os salários baixos e o sonho de uma vida melhor as trouxeram para a “cidade grande”, onde acabaram vivendo debaixo de pontes e viadutos. A certeza de que merecem mais da vida as ensinou a reivindicar e conhecer um movimento organizado que luta pela conquista de moradia.

Paralelamente ao lançamento do documentário, na primeira semana de maio, será organizado um seminário, “Cidade Ocupada”, com a presença de sociólogos, filósofos e líderes locais e internacionais de movimentos pela moradia. O intuito é ampliar a discussão e procurar soluções para esta importante questão social. A programação do seminário será divulgada em breve.