Sem categoria

João Paulo 2º se opunha a expulsar padres pedófilos, diz ex-bispo

Um ex-bispo da diocese de Oakland — que na década de 1980 escreveu ao Vaticano para pedir a expulsão de um padre californiano acusado de pedofilia — garantiu que o papa João Paulo 2º se opunha nessa época a expulsar sacerdotes, revela neste sábado (10) o jornal The New York Times.

O ex-bispo John Cummins explicou que nesse período a Igreja enfrentava a saída de muitos sacerdotes, o que fez com o que o então papa "retardasse o processo" contra os acusados de pedofilia, segundo o jornal.

Uma série de cartas entre o Vaticano e a diocese californiana de Oakland questionava o atual papa, Bento 16, por sua falta de ação na década de 1980 contra o padre californiano denunciado, mas não mencionavam o então Papa, João Paulo 2º. Segundo as cartas, o padre Stephen Kiesle pediu para ser expulso após reconhecer seus abusos sexuais de menores, pedido enviado ao Vaticano pelo então bispo Cummins em 1981.

O Vaticano respondeu que desejava ter mais informações sobre o assunto. Cummins assim o fez e as enviou em fevereiro de 1982 ao cardeal Joseph Ratzinger — hoje o papa Bento 16 —, então chefe da Congregação para a Doutrina da Fé. Apesar das repetidas solicitações da diocese de Oakland, no dia 6 de novembro de 1985 Joseph Ratzinger respondeu ao bispo John Cummings.

Em sua carta, escrita em latim, o cardeal Ratzinger reconhece a "gravidade" da situação, mas se mostra reticente em tomar uma decisão imediata, preocupado com os efeitos que isso poderia causar na Igreja. Para o futuro papa, o assunto deveria ser objeto de "uma atenção particular, que requer muito tempo".

Ao ler a carta, o padre George Mockel, da diocese de Oakland, considerou que o Vaticano "se sentaria sobre o assunto até que Steve (Kiesle) envelhecesse". "Creio que é lamentável", afirmou. O padre Kiesle foi finalmente expulso em 1987.