Irã diz que negocia programa nuclear mas sem imposições

O negociador iraniano de assuntos nucleares, Ali Larijani, disse neste domingo que o Irã está disposto a voltar à mesa de negociações para tratar de seu programa de enriquecimento de urânio.

“A vontade política do Irã tem por objetivo resolver a disputa. Não queremos agravar a situação na região”, declarou ele, durante uma conferência sobre segurança que acontece em Munique, na Alemanha.


 


“Escrevi ao senhor El-Baradei (Mohamed El-Baradei, chefe da Agência Internacional de Energia Atómica) para dizer que estamos dispostos a elaborar, no espaço de três semanas, as modalidades para resolver todas as questões pendentes.”


 


As palavras de Larijani ecoaram as do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que neste domingo disse que o país poderia “negociar” o seu progama nuclear. Ahmadinejad disse, no entanto, que abandonar o programa seria uma “humilhação” para o país.


 


O Irã, que já está sob sanções econômicas e comerciais por rejeitar interromper seu programa de enriquecimento de urânio, poderia enfrentar medidas ainda mais duras se as negociações não andarem até o dia 21 deste mês, segundo um horizonte traçado pela Organização das Nações Unidas (ONU).


 


O presidente iraniano criticou as sanções econômicas impostas ao país, afirmando que “o objetivo deles (países Ocidentais) é nos enganar, fazendo-nos promessas vagas e vazias para impedir que alcancemos o ciclo de combustível nuclear”.


 


O assunto ocupa as atenções da conferência internacional sobre segurança, que se realiza em Munique, na Alemanha.


 


No sábado, a chanceler alemã Ângela Merkel disse que Teerã deveria demonstrar “transparência” em suas atividades nucleares ou “caminhar ainda mais para o isolamento”.


 


Fonte: BBC Brasil