Sem categoria

Rede de comunicadores pela reforma agrária lança blog

 Estreou nesta quinta-feira, dia18, o blog da rede de comunicadores em apoio à reforma agrária e contra a criminalização dos movimentos sociais.

Está foi uma das decisões da reunião de montagem da rede, que ocorreu na semana passada na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e que teve a presença de cerca de 100 pessoas, entre jornalistas, radialistas, blogueiros, estudantes e radiodifusores comunitários.

Um dos objetivos editoriais do blog é acompanhar os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), instalada no final do ano passado por imposição da bancada ruralista que visa criminalizar os lutam por terra no país. A nova página também servirá para divulgar experiências bem sucedidas de reforma agrária, de assentamentos rurais e de agricultura familiar, que a mídia privada omite. Ela terá sessões fixas, como o raio-x do latifúndio, impactos do agronegócio, quem apóia a reforma agrária, entre outras.

A primeira publicação, ocorrida em 10 de março, é justamente do Manifesto de lançamento da rede. O manifesto inicia descrevendo o caráter do grupo que se organizou, assim como os objetivos da rede organizada: "Está em curso uma ofensiva conservadora no Brasil contra a reforma agrária, e contra qualquer movimento que combata a desigualdade e a concentração de terra e renda. E você não precisa concordar com tudo que o MST faz para compreender o que está em jogo."

A primeira notícia publicada no blog foi em 16 de março, cinco dias após a sua formação, sob o título "Embaixo da lona preta". O endereço do blog da reforma agrária é http://www.reformaagraria.blog.br.

De São Paulo, Luana Bonone, com Blog do Miro