São Luís: Parque Estadual do Bacanga em debate

Acontece nesta terça-feira, 16, às 14h, na Assembleia Legislativa (Cohafuma), o debate público “Unidades de Conservação e Áreas Verdes do Maranhão: Caso do Parque Estadual do Bacanga”, em que será discutida a importância do Parque para o Maranhão e as propostas para sua preservação

Além da diversidade da fauna e da flora, o Parque abriga o reservatório do Batatã, responsável por grande parte do abastecimento de água de São Luís.
Na ocasião será apresentado o “Documento-Síntese”, que servirá de embasamento sócio-político-ambiental para o debate e que foi construído durante a Oficina de Nivelamento realizada na última sexta-feira, no Sítio do Físico, por integrantes das Comissões de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de São Luís, sociedade civil organizada, poder público e privado.
O Parque – Criado pelo Decreto Estadual nº 7.545 de 02 de março de 1980, no município de São Luís, com uma área de 2.634 hectares, localizado a sudoeste do centro urbano, entre a margem direita do Rio Bacanga e a região do Maracanã. O plano de manejo do Parque foi elaborado em 1998 e atualizado em 2001. O Parque preserva um pedaço da floresta amazônica, protetora de mananciais, cujas nascentes naturais alimentam a represa do Batatã, que abastece aproximadamente 30% da Ilha de São Luís.
No parque há ainda, ruínas do complexo fabril, conhecido como Sítio do Físico, que possui cerca de 1.600 m² de áreas com ruínas de curtumes, fornos, tanques e armazéns.