Sem categoria

Pré-candidato do PCdoB quer unidade para tirar DF da crise

“Estamos apresentando uma alternativa para Brasília sair da crise em que se encontra”. Assim o presidente do PCdoB no Distrito Federal, Augusto Madeira, apresentou a um auditório lotado de militantes e apoiadores a pré-candidatura do advogado Messias de Souza ao governo do Distrito Federal. “O PCdoB está ajudando a despertar o grande desafio da unidade e da construção do projeto de transformar e administrar Brasília”, afirmou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presente ao ato.

Distrito Federal - Brizza Rodrigues Cavalcante

O ato político que reuniu o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, e representantes do PSB, PRB, PSL e PPS locais, aconteceu na sexta-feira (12), na sede do PCdoB-DF. “Messias é um quadro experiente e histórico do PCdoB. Tem autoridade política e capacidade administrativa”, informou o presidente do PCdoB. Atualmente é assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega e foi secretário de Desenvolvimento Social do governador Cristovam Buarque e representa a União no Conselho de Administração da TERRACAP – Companhia Imobiliária de Brasília.

Em sua fala, encerrando a reunião, Messias de Souza conclamou as lideranças e militantes: “Precisamos enfrentar com ousadia o desafio de recuperar Brasília e dar-lhe novos rumos, de progresso, de participação popular, de correção no tratamento da coisa pública. É uma tarefa de todos, e não apenas dos partidos. Precisamos construir uma sociedade nova, nacionalmente e na capital, e estamos trabalhando o nosso projeto local juntamente com a ação para elegermos Dilma Rosseff a sucessora do presidente Lula”, afirmou, acrescentando que “ousadia é fundamental e seremos ousados: tiraremos Brasília da crise”.

O presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, saudou o PCdoB por estar unido em torno de seu candidato enquanto o próprio PT ainda debate quem apresentará para concorrer à chefia do Executivo. “Mas temos um projeto maior, que é o projeto nacional. E vamos construir uma aliança massiva para o momento do Distrito Federal. Um projeto coletivo, além dos partidos, que envolva também os movimentos sociais e os setores organizados. Precisamos governar juntos”.

O senador e ex-governador de Brasília, Cristovam Buarque, afirmou que “este é o momento de surgir alguém com compromisso de classe com o Distrito Federal. Ou mudamos a história ou não estamos à altura da história. Nosso primeiro desafio é buscar a unidade – e isso o PCdoB está fazendo, inclusive apresentando a candidatura desse homem honrado que é o Messias de Souza.”

Para o ex-governador, “temos que, não só administrar a máquina da Capital, mas também transformá-la. No meu governo fizemos uma administração sem corrupção, sem roubo. Mas não conseguimos lançar os alicerces para que a corrupção e o roubo não voltassem a acontecer. É um desafio que devemos enfrentar”.

Adalberto Monteiro, da direção nacional do PCdoB, destacou que a crise em Brasília atrai a indignação de todo o País: “Um olhar de muita tristeza e revolta, mas também de expectativa de renovação no Distrito Federal”, apontado Messias de Souza como o representante “da vitalidade e a vontade de renovação de Brasília e um aliado fiel de Dilma Rousseff nos avanços que o país precisa nos caminhos que passou a trilhar com o governo do presidente Lula”.

Ainda saudaram a candidatura de Messias de Souza e a ação do PCdoB para a saída da crise da capital, Marcelo Dourado (PSB), Amaury Pessoa (PPS) e Miguel Lunardi (PSL). O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., membro do PCdoB, enviou mensagem dizendo que “neste momento, de indefinição e vazio político no Distrito Federal, a candidatura de Messias de Souza aparece como uma alternativa para Brasília. Contem com meu entusiasmo e a minha ajuda militante nessa jornada”.

Da sucursal de Brasília
Carlos Pompe
Colaborou: Márcia Xavier