Lula reafirma que Brasil tentará uma solução negociada para o Irã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou em encontro com a secretária do Departamento de Estado Norte-Americano, Hillary Clinton, que o Brasil continuará mantendo relações comerciais com o Irã e que tentará uma solução pacífica para a questão nuclear do país.

Após o encontro com Hillary Clinton, no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede provisória do governo federal, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, relatou que o presidente Lula disse à secretária que irá ao Oriente Médio, inclusive ao Irã, na próxima semana.
 
A ideia de Lula, segundo Amorim, é, após a viagem, conversar com lideranças mundiais, para tentar encontrar uma saída diplomática para a questão iraniana.
 
Segundo Amorim, Hillary Clinton não fez qualquer pedido a Lula em relação ao Irã, mas expôs sua visão sobre o uso da energia nuclear por aquele país. Mais cedo, no Itamaraty, Hillary Clinton afirmou que o Irã não deu provas de que deseja negociar um acordo sobre seu programa nuclear com a comunidade internacional e que isso só vai acontecer após a imposição de sanções sobre o país.
 
De acordo com o chanceler brasileiro, o presidente disse ainda a Hillary Clinton que é preciso manter as discussões em relação ao clima. Lula considera ser preciso avançar nos temas que não foram consenso na última Conferência Mundial do Clima realizada em Copenhague, para tentar obter resultados melhores na próxima conferência, no México.
 
Celso Amorim disse também que o presidente Lula ressaltou ser importante que o presidente norte-americano, Barack Obama, mantenha o diálogo com os países da América Latina.