STF realiza audiência para discutir cotas raciais

O Supremo Tribunal Federal promove nesta semana uma série de audiências públicas sobre as cotas raciais nas universidades. Trinta e oito entidades e especialistas serão ouvidos antes que o Supremo decida sobre o futuro desses programas. 

O Democratas contestou em ação o sistema de cotas da Universidade de Brasília, mas a decisão tomada pelo Tribunal vai valer para todas as 68 instituições de ensino superior que já adotam algum tipo de cota racial em seus vestibulares.

 
O deputado Domingos Dutra, do PT do Maranhão, considerou correta a metodologia do Supremo para abordar a questão, ouvindo especialistas sobre o assunto. Ele avalia, no entanto, que uma decisão contrária aos programas de cotas seria um retrocesso.
 
"Eu espero que o Supremo, que tem agora um papel relevante de examinar a Constituição, que não anule esse avanço que já têm algumas universidades. O sistema de cotas para negros, índios e outros segmentos não é o que dizem os que são contrários que é uma forma de discriminação. Muito pelo contrário, nós queremos incluir esses segmentos, já que historicamente os incluídos são apenas os brancos"