“Acampamento é uma reconquista para a UNE”, afirma Poerner

Arthur Poerner, autor do clássico Poder Jovem, livro considerado uma das maiores referências para o movimento estudantil, visitou o acampamento das entidades estudantis – localizado no terreno da Praia do Flamengo, 132 – na terça-feira (6/02).

Em um auditório improvisado, mas com o aconchego e simpatia dos acampados, Poerner destilou bons momentos da história da participação política do movimento estudantil brasileiro. Bem-humorado, como sempre, e com uma irreverência característica, o escritor elogiou a ação da UNE em recuperar a sua sede. “Esse terreno faz parte da história do Brasil. Esse acampamento é maravilhoso. É uma prova de que o poder dos estudantes continua vivo e forte”, disse.


 


Ex-presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, Poerner relembrou ainda os anos de chumbo da ditadura, a morte e desaparecimento de amigos, a truculência dos militares e seus tempos de “jornalista-militante”, passando pelo Pasquim e Correio da Manhã.


 


O ex-deputado Raimundo Oliveira, figura simbólica e de grande importância para história do movimento estudantil, também visitou o acampamento. Ele, que esteve na frente da sede no dia de sua demolição, contou que “tomou muita pancada”, mesmo sendo parlamentar.


 


Raimundo andou pelo acampamento, relembrando histórias e casos. Para ele a volta da UNE para o Rio de Janeiro é legítima e considera os estudantes ali presentes lutadores tão importantes quanto aqueles que combateram a ditadura militar.


 


Leia aqui entrevista com Arthur Poerner