Abaixo-assinado pede mudança do nome de teatro

Cláudia Barreto
Um grupo de amigos do comediante Arnaud Rodrigues colhe adesões para abaixo-assinado que será encaminhado ao prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), com um pedido especial: mudança do nome do Teatro Municipal Fernanda Montenegro para Teatro Arnaud Rodrigues.

A coleta começou nesta segunda-feira, 22, quando foi celebrada a missa de sétimo dia do comediante, morto no dia 16 após o barco que estava afundar no lago da usina hidrelétrica de Lajeado – o funcionário público Francisco Ribeiro Silva, de 41 anos, que pilotava a embarcação também morreu.

A promoter de eventos Lili Bezerra iniciou a busca por assinaturas para homenagear o humorista, que chegou ao Tocantins em1999 para morar com a família.

Carreira
Arnaud trabalhou em vários programas com o parceiro Chico Anysio, com quem fez dupla memorável na TV e em vários outros humorísticos, tanto como ator quanto como redator.

Na década de 70 ele formou com Chico e o instrumentista Renato Piau o grupo musical Baiano & os Novos Caetanos, no qual interpretava o cantor Paulinho Cabeça de Profeta. A iniciativa rendeu três discos de estúdio, alavancando também a carreira de músico de Arnaud, que acabaria lançando mais alguns álbuns solo.

Na teledramaturgia teve alguns trabalhos marcantes como o cego Jeremias, cantor ambulante da versão de 1985 da novela Roque Santeiro (TV Globo), além do imigrante nordestino Soró, personagem ingênuo e bem-humorado criado para a novela Pão Pão,Beijo Beijo.

Nos anos 80 integrou o grupo de humoristas do programa "A Praça é Nossa" (SBT) sob o comando de Carlos Alberto de Nóbrega, onde interpretou personagens como "O Povo Brasileiro" (sempre pobre e cansado), o mulherengo "Coronel Totonho", e o cantor sertanejo "Chitãoró" (uma sátira à dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, no quadro "Chitãoró e Xorãozinho" ao lado do comediante e diretor do programa, Marcelo de Nóbrega.

Em 1999, após realizar dois shows na cidade de Palmas decidiu se mudar com a família para o Tocantins, onde assumiu a função de dirigente do Palmas Futebol e Regatas. Em 2004 deixou o humorístico do SBT para se dedicar a seus shows e ao futebol, mas m 2010 ele planejava seu retorno ao elenco, além da produção de um programa de variedades na Redesat, onde chegou a gravar três programas pilotos, intitulado "Chocolate", voltado para o público infantil e estava previsto ir ao ar ainda este ano na emissora.

Acidente
Porém, no dia 16 de fevereiro de 2010, Arnaud estava com outras dez pessoas em um barco no lago da Usina de Lajeado, a 26 quilômetros de Palmas, quando por volta das 17h30, a embarcação virou. Sete ocupantes do barco (entre eles a esposa do humorista e dois de seus netos) foram resgatados por moradores e o Corpo de Bombeiros.

O corpo do ator foi velado na Câmara Municipal de Palmas, recebendo diversas homenagens. O último adeus a Arnaud foi na tarde de quarta-feira, 17 de fevereiro, no cemitério Jardim da Paz.

Nesta segunda-feira, 22, parentes e amigos celebraram amissa de sétimo dia em memória de sua morte, na catedral Divino
Espírito Santo, em Palmas. Na ocasião foram feitas diversas homenagens a Arnaud.

A morte do humorista teve repercussão nacional, e vários artistas como Chico Anysio, Renato Aragão e Carlos Alberto de Nóbrega
elogiaram a carreira do artista.
Fonte: Portal Cleber Toledo