Sem categoria

Arruda ganha livro de autoajuda: Como permanecer animado

Preso na Polícia Federal desde a sexta-feira, o ainda governador (afastado) do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido) ganhou um presente nesta terca-feira (16). O tenente da Polícia Militar (PM) Francisco Souza levou-lhe dois livros de autoajuda escritos pelo pastor Odair Alves de Oliveira: Como permanecer animado por 24 horas e Da derrota à vitória.

O tenente disse que durante a noite “recebeu uma ordem divina para ajudar o governador". Ele foi autorizado a entrar na sede da PF e entregou os livros para um dos agentes que fazem a segurança de Arruda.

O governador afastado e mais cinco pessoas estão presas sob a acusação e tentar subornar uma testemunha do mensalão do DEM, esquema de pagamento de propina e corrupção no governo do DF. Todos negam envolvimento.

Preso há quatro dias na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, Arruda tem recebido poucas visitas. Por ser feriado de Carnaval, a PF elaborou uma lista de advogados, parentes e pessoas muito próximas a Arruda, e só eles têm recebido autorização de entrar no prédio. As visitas duram, em média, uma hora.

Da família, Arruda só recebeu a mulher Flávia, que só não veio no dia da prisão, quinta-feira, e no domingo. O cunhado, Fábio Peres, é quem traz as refeições do governador, preparadas em casa. Ontem à noite, o cunhado, Fábio Peres, levou-lhe sanduíche de peru. Além dos dois, nenhum outro familiar esteve na sede da PF em Brasília.

O governador, afastado depois de uma tentativa de suborno ligada ao Mensalão do DEM, recebeu ainda na segunda-feira a visita do advogado Thiago Bousa. Os advogados visitam Arruda para tratar, basicamente, do recurso junto ao Supremo (STF) para tentar tirá-lo da prisão, que pode ser julgado no plenário do STF esta semana.

A rotina do preso passou a incluir um banho de sol, de 15 minutos, desde o último domingo. Arruda está preso em uma sala, sem grades, com uma cama de solteiro e banheiro com chuveiro de água quente. A televisão que ficava na sala foi retirada e o governador não tem acesso à internet nem telefone, mas seus parentes e advogados podem levar jornais e revistas.

Da redação, com agências