Diretoria do Sindpd/RJ se prepara para assembléia sobre plebiscito

O Sindpd/RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados), vai realizar nesta terça (6), às 18h30, a assembléia que decidirá sobre a realização, ou não, do plebiscito sobre sua desfiliação da Fenadados e da CUT.

Esta é uma promessa de campanha da atual diretoria durante a eleição do Sindicato.
Há entre a direção do Sindpd/RJ três correntes de pensamento sobre desfiliar-se ou não da Central e da Federação. Uma defende que o Sindicato se desfilie de ambas as entidades, Fenadados e CUT; outra defende a desfiliação apenas da Fenadados, mas com a continuidade da filiação à CUT; e a terceira, que inclui a Corrente Sindical Classista (CSC), defende que não haja qualquer desfiliação.


É consenso entre a diretoria colegiada do Sindpd/RJ que deve ser realizado o plebiscito, mas somente a categoria, em assembléia, poderá dar a palavra final.




Segundo o documento divulgado pela CSC, “hoje, a saída do Sindicato da Fenadados implicaria no desligamento dos trabalhadores do Rio de Janeiro com outros sindicatos de todo o Brasil. É a Fenadados que apresenta a pauta de reivindicações nacionalmente e sem ela o Sindicato ficará isolado. Aqueles que querem a saída do Sindicato da Fenadados são os inconseqüentes que pretendem fazer da nossa entidade uma seita, isolada, sem articulações com a categoria em nível nacional e que dizem não para tudo. Por isso, no dia 6 deixaremos clara a nossa posição de permanecer na CUT e na Fenadados”.


Na assembléia terão poder de voto os trabalhadores que se sindicalizaram ao Sindpd/RJ até o dia 6 de agosto de 2006, de acordo com o mesmo critério utilizado nas eleições da entidade.