Centrais sindicais preparam unificação

Salim Reis, presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), reuniu-se no final de janeiro com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O encontro fez parte da agenda programada pela CGT para tratar seu plano de unificação com as centrai

Durante a reunião, Salim Reis se pôs à disposição do governador para estreitar as relações entre o estado e os trabalhadores. “Nós acreditamos muito no governo de Eduardo Campos e estamos aqui, para ajudá-lo na geração de emprego e renda em Pernambuco”, afirmou Salim. O dirigente esteve no gabinete do governador acompanhado pela direção estadual da CGT.


 


O governador agradeceu a iniciativa e lembrou que ele também é um companheiro dos trabalhadores na luta por emprego e renda. “É bom saber que posso contar com pessoas que buscam soluções de forma organizada. Vocês podem contar comigo”, garantiu.


 


Eduardo Campos e Salim Reis concordaram que a união das centrais sindicais fortalecerá ainda mais a luta dos trabalhadores. O sindicalista também se reuniu com representantes da CAT e da SDS para discutirem a atuação da nova entidade. “Os pernambucanos estão otimistas”, comentou Salim. “Agora mobilizaremos o resto do País.”


 


Em março, o presidente da CGT participará de reuniões entre os sindicatos afiliados às centrais por região – Norte em Belém, Nordeste em Recife, Centro-Oeste em Brasília, Sudeste em São Paulo e Sul em Curitiba.


 


FGTS no PAC
As centrais sindicais se reúnem nesta terça-feira (6/02) com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para discutir mudanças na utilização de recursos do FGTS no PAC. A reunião será realizada a partir das 15h, no ministério, com a participação de representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, CGTB (Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil), CGT, CAT e SDS.


 


A Força entrou com uma ação junto ao STF (Superior Tribunal Federal), no último dia 23, contra a medida que estabelece, inicialmente, a utilização de R$ 5 bilhões do FGTS em investimentos de infra-estrutura. “Vamos propor a criação do Fundo de Investimento do Trabalhador (FIT-FGTS)“, disse Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical.


 


“Queremos garantir o direito de escolha do trabalhador em usar os recursos do FGTS em obras de infra-estrutura. Iremos com a expectativa de que o governo apresente mudanças”, acrescenta o sindicalista, que também é deputado federal.