Sem categoria

Chile: Apuração parcial indica 2º turno entre Piñera e Frei

Após 59, 99% dos votos apurados (4,8 millhões), os números do segundo boletim das autoridades eleitorais do Chile indicavam que deve haver segundo turno entre o candidato da direita conservadora, Sebastián Piñera – que apresentava 44,23% – e o governista Eduardo Frei – até então com 30,5% da preferência do eleitorado.

Gráfico eleição chile 59,99% das urnas apuradas

De acordo com os dados preliminares, o candidato Jorge Arrate, do grupo de esquerda Juntos Podemos Mais, do qual faz parte o Partido Comunista, obteve 5,86% e o candidato independente Marco Enriquez Ominami conquistou 19,39%.

Mais cedo, às 19h30, horário de Brasília, um informe preliminar divulgado pelo subsecretário do interior do Chile, Patricio Rosende Logo, já apontava que a disputa deveria se encerrar apenas no sugundo tunro, dia 17 de janiero, apesar do favoritismo de Piñera, um milionário dono da companhia aérea Lan Chile e empresário do ramo de comunicações filiado ao partido conservador Renovação Nacional.

Após a divulgação, o comando da campanha de Eduardo Frei fez um pronunciamento dizendo estar confiante de que terá todo o apoio no segundo turno. É com a unidade da esquerda que o ex-presidente espera contar para derrotar o direitista.

Jorge Pizarro, chefe da campanha de Frei, antecipou que por suas orientações de centro e esquerda, Enríquez-Ominami e Arrate apoiarão o postulante governista no segundo turno: "ficou provado que 55% dos votos estão com um Chile livre e solidário…".

O comando de Marco Enríquez também se manifestou, dizendo que o candidato estaria "sereno" e que logo faria "um anúncio importante". De acordo com Opera Mundi, após votar, Ominami já havia sinalizado para a possibilidade de um pacto contra a direita: “Faremos os acordos amanhã, mas com diálogo, pelo bem do Chile”, afirmou Enríquez-Ominami.

“Para mim, não é a mesma coisa se ganhar a direita ou a esquerda”, declarou, destacando que “não compartilha a visão de Sebastián Piñera sobre o Chile”. O candidato de 36 anos convocou a esquerda a se unir “para derrotar os conservadores, mas com idéias do presente".

Um porta-voz do grupo de Sebastián Piñera agradeceu todos os chilenos pelos votos recebidos.

Deputado Comunista

Para Jorge Arrate, a notícia mais importante é a provável eleição de representantes do Partido Comunista no Congresso. Segundo as primeiras pesquisas, Guillermo Teillier teria conseguido se eleger deputado no distrito San Miguel. Seria o fim de 36 anos de ausência dos comunistas no Parlamento. 

No total, 8.285.186 chilenos foram convocados neste domingo a votar obrigatoriamente para escolher um novo presidente. Além disso, o Chile renova hoje metade do Senado, de 38 membros, e a totalidade da Câmara dos Deputados, de 120 assentos.

Os jovens, porém estão ausentes desta obrigação eleitoral. A maioria deles não está inscrita nas listas de eleitor, e escapa do voto obrigatório. Cidadãos de 18 a 25 anos representam 16% da população chilena, mas somente 4% dos eleitores.

As pesquisas de intenção de voto já indicavam um segundo turno entre o Piñera e Frei. As urnas da votação deste domingo (13) no país começaram a fechar às 17h e em seguida começou a apuração. A votação foi calma e sem registro de incidentes graves.

Com agências

Leia também: 
Eduardo Frei: Chile escolhe entre duas visões de mundo
Bachelet termina mandato com 73% de aprovação
Chile vais às urnas hoje na expectativa de segundo turno

 Atualizada às 22h40