Sem categoria

2º Fórum de Mídia Livre começa sob a marca da diversidade

O 2º Fórum de Mídia Livre (FML) cumpriu neste sábado (5) o primeiro dia de sua agenda, em Vitória do Espírito Santo. Mais de 150 midialivristas capixabas, e 120 de outros estados, do Rio Grande do Sul ao Amapá, estão inscritos no evento que tem como marca registrada a diversidade.

Uma das mesas mais concorridas do primeiro dia do FML reuniu blogueiros de todo o Brasil e discutiu bastante procedimentos de defesa diante do assédio da grande mídia. O jornalista Luis Nassif fez um vivo relato dos cinco processos que sofre por parte da revista Veja.

Numerosas ideias surgicam no debate, como a criação de uma sociedade de socorro ou de defesa dos blogueiros, um fundo. Neste domingo, com a presença Fórumdo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), os aspectos legais do movimento devem voltar à pauta.

Outro debate aglutinou pontos de mídia livre e pontos de cultura, criados sob estímulo de um projeto do Ministério da Cultura. Aí a tônica foi a constatação do sucesso da iniciativa, e a necessidade de consolidá-la, fazendo com que ela passe de política de governo para política de Estado, permanente e obrigatória.

Outro rico debate teve por objeto a sustentação da mídia livre e o papel da publicidade oficial. Uma das propostas ventiladas é a criação de um fundo de diversidade da mídia. Paralela e articuladamente, aconteceu o Fórum de Música Livre.

No domingo, está pautada a discussão sobre rádios comunitárias. Outro ponto será a 1ª Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), cuja plenária final ocorrerá dentro de uma semana, em Brasília, culminando um inêdito processo de conferências municipais e estaduais para discutir a comunicação no país. Entre as propostas que devem sair do FML estão a inclusão digital ('banda larga para todos"), o necessidade de uma política de apoio aos veículos comunitários e a publicidade oficial.

Está marcada também para o domingo a eleição do Grupo de Trabalho Executivo do FML, que tende a manter sua composição atual, mas incluindo novos movimentos. E ainda a convocação do 3º Fórum, já para o início de 2010, sob o impulso da Confecom – que o movimento encara como uma conquista sua.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que hospeda o 2º FML, proporcionando uma base material e organizativa que foi bastante elogiada, já se prontificou a sediar o próximo encontro. O movimento que nasceu despretenciosamente em março de 2008, numa reunião de quatro dezenas de jornalistas em um hotel de São Paulo, emite sinais de que veio para ficar e crescer.

Da redação, com informações de Vitória