Confederação dos servidores examina efeitos do PAC

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), ligada à CUT, se reúne na próxima terça-feira (30) com o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio

A Condsef quer recolher junto às assessorias técnicas dos dois departamentos subsídios técnicos suficientes para debater com o governo as mudanças que pretende defender, para que os mais de 1,3 milhão de servidores civis do Executivo não saiam prejudicados.



A reunião com Diap e Dieese acontece na manhã de terça. No mesmo dia, à tarde, a Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (Cnesf) também se reúne para discutir estratégias de ação contra trechos do PAC que prejudicam servidores. A Condsef deve levar à reunião da Cnesf os detalhes do encontro com especialistas do Diap e Dieese.



A intenção é que as duas instituições elaborem um documento detalhado sobre os impactos que os servidores sofrerão. O espaço reservado aos aposentados no novo programa também precisar ser esclarecido. “O PAC ainda é uma incógnita para ativos e aposentados. Esperamos que os técnicos ajudem a explicar pontos do programa para que tenhamos melhores condições de nos defender”, antecipou o secretário-geral, Josemilton Costa.



Servidores enxergam imprecisão



A Condsef reclama que o programa é, no geral, vago e não dá detalhes de como será aplicado anualmente o dinheiro referente ao crescimento programado da folha de pagamento dos servidores dos três poderes. A reunião com Diap e Dieese servirá para nortear as posições políticas que a entidade vai tomar frente ao PAC.


 
“Essa análise será extremamente importante. Precisamos estar preparados para lidar com todos os tipos de problema”, acrescentou Josemilton Costa.



Com informações da http://www.cut.org.br/