Em Davos, Lula defende maior integração sul-americana

O presidente Luiz Inácio Lula da silva defendeu nesta sexta-feira (26/1), em Davos, na Suíça, a integração da América do Sul e disse que continuará no segundo mandato lutando por uma Comunidade Sul-Americana de Nações.

“Estamos convencidos de que a América do Sul vai ter que se integrar cada vez mais. Para isso precisamos de bons projetos e uma boa política de integração. É preciso que haja de nossa parte a construção de projetos que permitam ao mundo enxergar que não estamos apenas fazendo discurso quando falamos de integração”, afirmou Lula, durante o Fórum Econômico Mundial.



De acordo com o presidente, a América do Sul precisa de obras que qualifiquem o projeto de integração para o mundo. Como exemplo, mencionou a rodovia interoceânica. A ligação foi sugerida pelo novo presidente do Equador, Rafael Correa, e daria ao Brasil uma saída para o Oceano Pacífico e ao Equador uma saída para o Atlântico. Formada por estrada e hidrovia, conectaria o porto equatoriano de Manta a Manaus. Como os dois países não fazem fronteira, teria de ser feita através do Peru.



“Tenho dito a todos os dirigentes sul-americanos: Precisamos parar de viajar o mundo chorando a nossa miséria e encontrando culpados pela nossa situação. Precisamos entender que nossa gente tem responsabilidade pelo que aconteceu na América do Sul. A responsabilidade é nossa. Temos que dizer o que queremos fazer, assumir compromissos soberanos com o nosso povo, e fazê-lo sem medo de errar. Por isso eu não poderia deixar de vir aqui.”



Lula é o único chefe de estado sul-americano a participar do Fórum Econômico Mundial 2007, que começou no dia 24 e termina no domingo (28).