Presente para Hugo Chávez: Niemeyer fará monumento a Bolívar

A mais recente obra de Oscar Niemeyer é um monumento a Simon Bolívar que será construído em Caracas, capital da Venezuela. O arquiteto contou que teve a idéia ao receber a visita do presidente Hugo Chávez, na semana passada, durante a cimeira do Mercosul.

“Ele não me pediu nada, mas achei que ficaria bem esta homenagem”, disse Niemeyer. “Será um monumento com cem metros de altura – mas não mostro a ninguém antes de o Chávez vê-lo.”


 


O arquiteto deve se encontrar com o presidente venezuelano até segunda-feira, pois o projeto deverá estar na mostra retrospectiva sobre Niemeyer, que será inaugurada na mesma segunda, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro (RJ).


 


Paris
Prestes a completar 100 anos, Niemeyer trabalha em 2007 às voltas com uma agenda agitada. No próximo dia 30, uma obra sua será inaugurada na cidade de Parias, França. Com oito metros de comprimento e quatro de largura, a escultura é de metal e, segundo o arquiteto, homenageia a paz.


 


O trabalho foi encomendado pela rede de supermercados Carrefour durante o ano do Brasil na França.  Será instalado próximo à Biblioteca Nacional da França, no Quais François-Mauriac. A arrojada construção, concluída em 1988, é formada por quatro torres de 18 andares cada uma, representando livros abertos, dispostos ao redor de um grande jardim.


 


SPFW
A influência do arquiteto também vem sendo sentida no mundo da moda. Em meio aos desfiles do São Paulo Fashion Week (SPFW), Tufi Duek investiu nas formas da arquitetura brasileira numa homenagem a Niemeyer, com seu Outono/Inverno 2007.


 


Formas orgânicas e cheias de sinuosidades marcam os decotes e aberturas encontradas nos vestidos e blusas de Duek. O desenho dos decotes simbolizam traços do arquiteto, com o couro surge evidenciando as formas.