Câmara dos Deputados homenageia 80 anos de Thiago de Mello

Os 80 anos do poeta amazonense Thiago de Mello, completados no dia 30 de março, serão homenageados pela Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (19), será inauguração Painel de H

A homenagem foi requerida pelas deputadas comunistas Vanessa Grazziotin (AM) e Perpétua Almeida (AC), que destacam Thiago de Mello como "um dos nomes de maior expressão do Amazonas e do Brasil, na literatura universal", acrescentando que "por isso que a passagem do seu aniversário deve ser registrada, num justo reconhecimento a um homem que sempre escolheu as melhores palavras para falar de sua terra, o estado do Amazonas, e seu povo", justifica Vanessa.

O evento, que pretende reunir autoridades estaduais, nacionais e grandes nomes da cultura no Brasil, "pretende retribuir, de uma maneira simbólica, toda a contribuição que este ilustre poeta amazonense – cidadão do mundo – fez para engrandecer a cultura de nosso país", afirmou a parlamentar amazonense.

Opção pela poesia

Foi no coração da floresta amazônica – no município de Barreirinha, há mais de 300 quilômetros a leste de Manaus – que Amadeu Thiago de Mello nasceu no dia 30 de março de 1926. Passou a maior parte de sua infância e juventude em Manaus. Ainda no início da juventude, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Faculdade de Medicina.

De espírito inquietante, sempre na busca ávida pelas questões da vida, dividido entre a arte poética e ciência médica, tomou um ato de coragem, principalmente naquela época. Fez opção pela poesia, abandonando o curso de Medicina no quarto ano. Estreou na literatura brasileira em 1951, com o livro de poemas "Silêncio e Palavra" e foi rapidamente reconhecido.

O poeta fez da defesa da vida e da liberdade o motivo maior dos seus versos. Por isso, foi perseguido pela ditadura militar, vivendo um longo período no Chile. Nessa época, apesar da diferença de idade, ficou amigo de Pablo Neruda.

De Brasília

Márcia Xavier