Comissão Perinatal de BH é modelo para o Unicef

O relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) 2006, que aborda a situação da infância brasileira, aponta a Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte c

O título do documento é "Crianças de até 6 anos – O direito à sobrevivência e ao desenvolvimento".
No capítulo "Mortalidade das crianças – Infância ainda vulnerável", o relatório refere-se ao Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, firmado em março de 2004, envolvendo o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de Saúde nas 27 unidades da federação, entidades não-governamentais e o Unicef.

De acordo com a instituição, o alcance das ações do pacto depende do grau de engajamento dos estados e principalmente dos municípios, onde se efetiva a política de atenção à gestante e ao recém-nascido. Já existem, sobretudo nas capitais, iniciativas bem-sucedidas nessa área.

O relatório destaca a Comissão Perinatal de Belo Horizonte, que desenvolve trabalho de atenção integral ao parto e ao pós-parto desde 1999. A Comissão já promoveu melhorias na estrutura das maternidades, qualificação dos profissionais, fechamento das maternidades de baixa qualidade e regionalização da assistência garantindo, assim, atendimento imediato à gestante em qualquer parte da cidade.

O documento ainda ressalta que, hoje, todas as maternidades de Belo Horizonte têm condições de receber uma gestante que apresente complicações no parto . Com essas mudanças, a taxa de mortalidade de crianças nos primeiros seis dias de vida caiu de 10 para 6 por mil entre 1999 e 2001.

 

Fonte: Portal Uai