Sem categoria

Nasa confirma: há quantidade significativa de água na Lua

A Agência Espacial Nacional dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta sexta-feira (13) a descoberta de uma quantidade significativa água na Lua, o que abre um novo capítulo na prospecção do satélite terrestre.

No dia 9 de outubro, a Nasa fez a sonda LCROSS e seu foguete Centauro se chocarem contra o fundo da cratera Cabeus, no polo sul da Lua, em uma operação que buscava confirmar a presença de água no solo lunar.

A colisão levantou uma coluna de material do fundo de uma cratera que não recebeu a luz do Sol por bilhões de anos, explicou a Nasa.

Os dados preliminares obtidos da análise desses materiais "indicam que a missão descobriu, com sucesso, água (…) e esta descoberta abre um novo capítulo em nosso conhecimento sobre a Lua", afirmou a Nasa.

"Estamos muito entusiasmados", declarou o cientista Anthony Colaprete, da equipe do projeto LCROSS no Centro Ames de Pesquisa da Nasa, em Moffett Field (Califórnia, EUA).

"Muitas linhas de testes mostram que havia água presente tanto no vapor levantado quanto nos escombros projetados pelo impacto da Centauro", acrescentou.

"A concentração e a distribuição de água e de outras substâncias requerem mais análise, mas podemos dizer com segurança que Cabeus contém água", afirmou Colaprete.

Fonte: Opera Mundi