Sem categoria

Deputado destaca projeto aprovado no 12o Congresso do PCdoB

Após quatro dias de participação no 12o Congresso Nacional do PCdoB, encerrado no domingo (8), em São Paulo, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) fez uma retrospectiva do evento, em discurso nesta segunda-feira, no Plenário da Câmara, quando destacou a aprovação do novo programa do Partido. “Esse novo Projeto Nacional de Desenvolvimento busca consolidar e aprofundar essa página exitosa da vida brasileira, que é o Governo do Presidente Lula”, afirmou o parlamentar.

No evento, “renovamos, assim, nossas crenças no nosso País, em um projeto socialista capaz de levar a justiça e os direitos a todo o povo brasileiro”, disse Flávio Dino.

Ele explicou aos parlamentares que o novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que está no cerne desse programa partidário, está assentado em alguns conceitos fundamentais: a defesa da soberania nacional, a noção de crescimento econômico e de investimentos em infraestrutura; a nossa preocupação com o pré-sal, para que essa imensa riqueza que se anuncia não se perca; e o aprofundamento das reformas.

As reformas defendidas pelo PCdoB, segundo o parlamentar, são ‘reformas que sejam capazes de gerar, além de crescimento, desenvolvimento, reforma educacional, democratização dos meios de comunicação, a reforma agrária, que continua tão e tão necessária, como o censo agropecuário do IBGE tão recentemente demonstrou.’

O deputado, que passou a integrar a Executiva Nacional do PCdoB e a Comissão Política, que corresponde a Executiva Nacional do Partido, também destacou a representatividade do Partido.

“É o partido mais antigo do Brasil, tão duramente perseguido, infelizmente, por tantas décadas. Mas devido à restauração da plenitude da democracia brasileira completamos o período mais longo de legalidade nesses 87 anos de vida do nosso partido, sempre presente nas grandes lutas do povo brasileiro”, destacou.

Presenças ilustres

Flávio Dino também destacou a presença do Presidente Lula no ato político da abertura. Lula fez um longo discurso, falando sobre os êxitos do Brasil nestes últimos sete anos, “com destaque para a política externa, o crescimento do protagonismo do Brasil na arena nacional, orgulho que amplia nosso sentimento de brasilidade, nosso patriotismo, porque o Brasil, ao aumentar seus fluxos comerciais, sua importância econômica e projetar sua liderança política para além do continente americano, eleva todo povo brasileiro e propicia condições materiais mais adequadas para que superemos o fosso que há entre os tantos direitos declarados na nossa Constituição e a realidade social que, infelizmente, ainda é extremamente injusta.”

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também esteve no evento e, em seu discurso, falou sobre os programas que estão sob sua coordenação, com especial relevo para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para Flávio Dino, “o PAC representa o sepultamento definitivo das décadas perdidas, em que o Brasil nada investia, pouco crescia e via a cada dia deteriorada suas estradas, seus portos, suas ferrovias e, com isso, não conseguia atualizar sua infraestrutura para dar conta desse gigantesco desafio de construção do País”.

Elogios ao Partido

O discurso de Flávio Dino provocou elogios do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que presidia a sessão na ocasião. O parlamentar peemedebista congratulou-se com o Partido e o evento, “quando foram debatidos problemas de inquestionável relevância para o destino nacional e para a própria estruturação política do partido”.

Benevides também elogiou a reeleição para a Presidência “do nosso líder Renato Rabelo, que substitui, nessa função, a figura extraordinária de homem público que foi João Amazonas, com quem convivi de perto, como Presidente que fui do Congresso Nacional, e pude receber da parte dele solicitações legítimas, porque ligadas à vida legislativa brasileira, sobretudo quando se pretendeu, em determinado momento, se inviabilizar a existência do PCdoB mediante proposta de emenda à Constituição.”

Ele lembrou à Flávio Dino e demais parlamentares da Casa que, na companhia dos então deputados do PCdoB, Haroldo Lima (BA) e Aldo Arantes (GO), recebeu na Presidência do Congresso o líder João Amazonas, que me fez um apelo para que não permitisse a aprovação de uma proposta de emenda constitucional marcadamente antidemocrática que impediria aquelas correntes ideológicas de prosseguirem o seu trabalho de conscientização do povo brasileiro.

“Ofereço este testemunho para homenagear o Partido na luta até aqui empreendida e sobretudo para reverenciar a memória de João Amazonas e os filiados do PCdoB, que se dispõem a continuar trabalhando na mesma linha ética e irrepreensível até agora seguida”, disse Benevides.

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier