Alunos de Sergipe investem na prevenção à Aids

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de São Cristóvão, em Sergipe, vem semeando na comunidade a semente do cuidado, da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids. Saúde e Prevenç&a

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de São Cristóvão, em Sergipe, vem semeando na comunidade a semente do cuidado, da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids. Desde 2001, por meio de uma iniciativa da coordenação de arte, saúde e prevenção no campo, os alunos desenvolvem atividades artísticas (teatro, música, pintura etc.) relacionadas à prevenção, para divulgar o projeto entre os alunos. Saúde e Prevenção nas Escolas foi o nome escolhido para o programa.
“Não queríamos lecionar a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids como todas as escolas fazem. Por isso, resolvemos inovar, buscar uma forma diferente de fazer a educação chegar aos nossos alunos”, conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional da escola, Alberto Aciole.
“Virei uma espécie de agente comunitário”, comenta o aluno Osmar Pereira de Souza, 20 anos. Com a experiência adquirida na escola, Osmar passou a fazer palestras sobre sexualidade e prevenção para os agricultores da comunidade onde vive – município de Esplanada, próximo a Feira de Santana (BA) –, além de orientar os cinco irmãos sobre o assunto.
“A disciplina dentro da escola é rigorosa, mas não podemos ignorar que muitos desses jovens já iniciaram a sua vida sexual. Em alguns casos, temos que fazer o papel de pais e conselheiros, pois a maioria dos alunos vem da zona rural, onde até a informação é precária”, conta Alberto. Além da prevenção, a escola tem um programa de profilaxia e tratamento de DST eventualmente detectadas entre os alunos.

Expansão – O programa de prevenção às DST/Aids da EAF de São Cristóvão para outras escolas agrícolas federais começou com a distribuição de folders e preservativos, oficinas e shows de MPB e performances teatrais em eventos culturais em escolas do interior do Brasil, junto à Secretaria de Saúde de Sergipe. Com isso, foi se disseminando a atividade entre alunos de outras escolas, que começaram a promover atividades semelhantes associadas à prevenção.

Fonte: MEC