Mato Grosso é campeão na Bienal da UNE

A comunidade universitária de Mato Grosso conseguiu a proeza de inscrever um total de 141 trabalhos (científicos e culturais) para a 5ª Bienal da UNE. Levando em conta o número de estudantes universitários em cada Estado, Mato Grosso foi o campeão dispara

Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE) promove na cidade do Rio de Janeiro sua 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura com o tema “Brasil-África: Um Rio Chamado Atlântico”. O evento, que vai reunir cerca de 15 mil jovens, é um grande festival cultural, com debates, mesas redondas, shows, teatro, dança, oficinas, palestras, além da maior mostra universitária do país com trabalhos de estudantes de todo Brasil nas áreas de artes cênicas; cinema e vídeo; artes visuais; música; literatura; e ciência e tecnologia.



Entre os convidados já estão confirmados o ministro da Cultura Gilberto Gil, o ator Milton Gonçalves, o músico Naná Vasconcelos e o escritor angolano Ondjaki, que volta ao Brasil após ter sido atração da última Flip, em Parati.





CUCA Araguaia organiza Caravana em Mato Grosso



O Ponto de Cultura CUCA Araguaia coordenou as inscrições de trabalhos em Mato Grosso, foram percorridas ao todo 07 cidades e várias universidades num processo de mobilização que começou logo após o lançamento da Bienal em agosto, e que deve levar 6 ônibus para o Rio de Janeiro.



Foram 141 trabalhos inscritos em todas as áreas da Mostra Universitária. Por isso o CUCA Araguaia comemora o fato de Mato Grosso ter sido o segundo estado com maior número de trabalhos inscritos na V Bienal da UNE. Por apenas 1 trabalho de diferença, pois Minas Gerais inscreveu ao todo 142 trabalhos. No entanto, considerando a proporcionalidade referente ao número de estudantes nos estados, Mato Grosso foi campeão absoluto!



É o resultado de um trabalho bastante dedicado. Nossa sede é na UFMT no Médio Araguaia, mas recentemente fundamos um núcleo em Rondonópolis, e em Cuiabá deve ser o próximo”, comenta Alexandre Rauh, um dos coordenadores do CUCA.



Como resultado desse trabalho a coordenadora do CUCA Sheila de Paula foi responsável pela mostra de literatura da Bienal, coordenando todos os trabalhos desde a programação até a curadoria e montagem do livro da mostra. O grande desafio durante a Bienal é o Café Literário, espaço de debates e mostra da produção literária lusofônica, com participação de convidados de destaque como o escritor angolano Ondjaki.







Núcleo de Teatro do CUCA Araguaia realiza intercâmbio durante a Bienal



Um dos projetos prioritários do CUCA Araguaia é o Núcleo de Teatro, espaço para jovens artistas, estudantes, profissionais e comunidade trocarem experiências e aprender técnicas de teatro, além de se profissionalizar. Com isso 12 integrantes do Núcleo irão a Bienal realizar intercâmbio com o Grupo Tá na Rua – RJ, dirigido por Amir Haddad, que também é Ponto de Cultura. O Instituto Tá na Rua realizará em conjunto com integrantes do Núcleo de Teatro do CUCA Araguaia oficina de teatro para os CUCA’s de todo país.



Como parte da programação da Bienal ocorre também uma oficina do Centro de Teatro do Oprimido – RJ, dirigido por Augusto Boal, para formação de multiplicadores do teatro do oprimido nos CUCA’s. A diretora teatral Eva Taveira, integrante do Núcleo, participará da oficina que ocorre nos dias 27 e 28 de fevereiro na sede do CTO-Rio.





SERVIÇO





CUCA Araguaia

Alexandre Rauh – (66) 8402.1882 / [email protected]