Morales: é “urgente” reforçar o Estado na região mais rica da Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que a presença do Estado no departamento (província) de Santa Cruz, epicentro de um movimento pró-autonomia contrário a seu Governo, é uma “tarefa urgente”.

Morales fez a afirmação em entrevista coletiva concedida no final da avaliação de dois dias realizada por sindicatos e movimentos sociais sobre os ministros e os planos do Governo do presidente, que completa um ano no poder em 22 de janeiro.


 


“Santa Cruz também é a Bolívia, mas a Bolívia também é Santa Cruz”, disse Morales, destacando que dar ao Estado uma maior presença nessa região do leste do país é a resposta ao pedido dos líderes operários e camponeses na reunião realizada na cidade central de Cochabamba.


 


Prêmio Nobel


 


No dia seis de dezembro de 2006, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel apresentou a candidatura do presidente da Bolívia, Evo Morales, como candidato ao Prêmio Nobel da Paz de 2007.


 


As razões e os fundamentos que fazem de Evo Morales merecedor do Prêmio Nobel da Paz 2007 são as seguintes:


 


– Sua luta pela dignidade dos povos originários da Bolívia, da América Latina e do mundo.


 


– O respeito à diversidade cultural.


 


– A defesa dos recursos naturais.


 


– Seu exemplo de honestidade, trabalho, sacrifício e austeridade.


 


– A defesa da soberania e da auto-determinação dos povos.


 


– Seu trabalho em favor dos mais despossuídos.


 


– Sua luta permanente pela justiça social.


 


– Sua permanente pregação em favor da vida em harmonia com a natureza.


 


– Seu trabalho a favor de governar com a participação e o protagonismo dos movimentos sociais.


 


– O cuidado do meio ambiente e da ecologia.


 


– Sua tarefa constante pela integração dos povos latino-americanos e caribenhos e o respeito, a paz e a convivência entre as nações.


 


– O respeito às ancestrais normas indígenas de “Ama sua, ama llulla, ama qhilla”, que significa “Não robes, não mintas, não sejas preguiçoso”.


 


Todos os que desejem aderir à campanha para que o Prêmio Nobel da Paz de 2007 seja entregue a Evo Morales devem enviar ao blog do Emir Sader seu nome, profissão, cidade, Estado e país onde vive. No caso da adesão de organizações, deverão mandar o nome da organização, cidade, Estado e país onde atuam.