Desgastado, Bush muda generais e quer novo rumo para o Iraque

Principal oficial militar dos EUA no Oriente Médio será substituído. O almirante William Fallon ficará no lugar do general Abizaid. O presidente Bush também pensa em “mudar os rumos” de sua política em relação ao Iraque.

O presidente George W. Bush, submetido a fortes pressões para dar um novo rumo à política americana para o Iraque, renovou a cúpula diplomática e do serviço de inteligência, praticamente às vésperas de uma anunciada mudança de estratégia em sua política voltada para Bagdá.


 


Bush nomeou em cerimônia na Casa Branca John Negroponte como subsecretário do departamento de Estado, um posto vago desde julho de 2006.


 


Negroponte substituirá no Departamento de Estado Robert Zoellick, que renunciou em junho para se incorporar ao Banco Goldman Sachs.


 


“Pedi a John Negroponte ocupar esta posição vital neste momento”, disse Bush acentuando a responsabilidade do ex-embaixador para ajudar os Estados Unidos a “falarem ao mundo com uma voz” única.


 


Bush também anunciou que escolheu o vice-almirante Michael McConnell para o cargo de diretor da Inteligência Nacional dos Estados Unidos, em substituição a John Negroponte.


 


“Mike tratará dos assuntos do cargo diretamente comigo. Confio em que me transmitirá a melhor informação e análise da inteligência sobre os Estados Unidos que a comunidade possa ter”, disse o presidente.


 


A reorganização – que começou com a renúncia de Donald Rumsfeld ocorrida depois da vitória democrata nas eleições de novembro – acontece dias antes de Bush revelar novos projetos sobre a impopular guerra no Iraque.


 


“É vital que assumam logo suas responsabilidades”, disse Bush em mensagem, fazendo alusão à ratificação a ser feita pelo Senado. “Espero que seus nomes sejam confirmados o mais rápido possível”.


 


Bush não modificou o restante da equipe de assessores da segurança nacional – o vice-presidente Dick Cheney, Condoleeza Rice, e o conselheiro Stephen Hadley.


 


Entre as outras mudanças a serem anunciadas por Bush está a substituição do principal oficial militar de seu país no Oriente Médio, John Abizaid – que comanda também as operações no Afeganistão -, e do chefe das forças americanas no Iraque, George Casey.


 


O general Abizaid será substituído pelo almirante William Fallon, atual comandante das forças armadas dos Estados Unidos no Pacífico, segundo a emissora.


 


O general Casey, que deve deixar o cargo em junho, será substituído pelo general David Petraeus, atualmente responsável pela formação das forças de segurança iraquiana.


 


O novo rumo para a intervenção militar americana no Iraque e a escolha dos novos estrategistas começaram a ser desenhadas em novembro, após a saída do secretário de Defesa Donald Rumsfeld.


 


McConnell, um vice-almirante reformado e ex-responsável pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), faz parte do entorno do novo secretário de Defensa americano, Robert Gates, e trabalhou diretamente com o vice-presidente Dick Cheney durante a Guerra do Golfo (1991), quando Cheney era secretário de Defesa.


 


Com 55 anos, Abizaid está à frente do Comando Central (Centcom) desde junho de 2003, poucos meses depois da deposição do governo iraquiano de Saddam Hussein.


 


Com agências