Vanessa fala sobre participação do PCdoB-AM no Governo do Estado do Amazonas e emendas parlamentares

Governador Eduardo Braga e PCdoB negociam participação dos comunistas em secretarias do Estado. Vanessa Grazziotin afirma que falta união entre os Parlamentares da bancada amazonense prejudicando o Estado. Mas seu esforço pessoal continu

A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) afirmou, durante entrevista realizada por uma emissora de rádio de Manaus, que entre as constantes reuniões  aprofundadas com o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), está a suposta disposição das secretarias de Esporte ou de Produção Rural do Governo do Estado ao deputado Eron Bezerra (PCdoB), além de debaterem as políticas a serem aplicadas para o desenvolvimento do Estado. De acordo com a deputada federal, ainda não há nada acertado, mas esses assuntos estão sendo discutidos em reuniões com Braga e que a forma da participação do Partido Comunista do Brasil não está definida, mesmo porque, cabe ao governador a decisão final. “Tudo é possível, não sou daquelas que dizem que as coisas são impossíveis. Estamos discutindo, e muito, a política de várias frentes como a do esporte, setor primário, educação e tecnologia”, mencionou Vanessa Grazziotin.Caso o deputado estadual Eron Bezerra abra mão da cadeira na Assembléia Legislativa, quem assume o seu lugar é o ex-prefeito José Lobo, do município de Coari (a 368 quilômetros de Manaus).


Emenda parlamentares


Sobre a falta de união da bancada amazonense no Congresso Nacional, que inviabilizou o aumento dos recursos do Orçamento Geral da União ao Estado do Amazonas, Grazziotin disse que o desentendimento aconteceu entre alguns deputados federais e senadores e que de sua parte não houve nenhum desentendimento. “Na reunião que eu participei da bancada foi tudo muito tranqüilo onde cada qual definiu a emenda coletiva que apresentaria como emenda de bancada”, relatou. Vanessa disse ainda que faltou uma união maior de todos para lutar pelas emendas. O número desfavorável prejudicou muito a bancada amazonense, pois as outras bancadas estavam com quase 90% dos parlamentares.“Isso, na minha opinião, foi o maior problema, pois a principal função da bancada após a aprovação das emendas é garantir que esses recursos sejam liberados”.


Todos os anos, o Congresso Nacional realiza a última reunião do ano com a participação da bancada e do comitê da Comissão Mista de Orçamento para tratar dos recursos direcionados aos estados brasileiros. Para a deputada federal, não há nenhuma regra que esteja determinada através de resolução, mas o que é levado em conta é o tamanho do Estado, a necessidade e a proporção de habitantes, enfim, para que um Estado não seja preferido em relação ao outro.


A parlamentar contou que fez um reforço através das emendas individuais ao orçamento das instituições federais. Segundo ela, foram apresentadas emendas para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), área de esporte e alguns municípios do interior, além de Manaus, entre eles, Parintins, Boca do Acre e Tefé. “São várias as emendas e procuro destinar, de forma democrática, entre as instituições federais, prefeituras do interior e Capital”.


De Manaus,


Jornal O Estado do Amazonas