UNE define alguns locais da Bienal no Rio de Janeiro

Assim como já aconteceu em outras Bienais de Arte, Ciência e Cultura da UNE, a quinta edição do festival, que acontecerá no Rio de Janeiro, ocupará diversos espaços na cidade. Do dia 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a capital carioca será tomada pela cu

“Distribuir a programação por vários pontos da cidade é uma forma de conversar com o Rio, escolhido como expressão do tema 'Brasil – África: um Rio chamado Atlântico'”, explica o coordenador-geral da Bienal, Tiago Alves.


“Além da Fundição Progresso, na Lapa, onde acontece a programação oficial, a Bienal vai estar na Biblioteca Nacional, no Circo Voador, na Escola de Música da UFRJ, na Praia Vermelha e no Corredor Cultural da Lapa, formado por centros culturais. A Bienal também marcará presença nos espaços das comunidades, onde acontecerá o projeto Lado C, entre eles estão as favelas do Vidigal, Rocinha e Maré”.


Veja alguns dos lugares escolhidos para o maior festival universitário da América Latina.


Lapa


A escolha da Lapa como ponto principal da Bienal, segundo Tiago, reflete a temática desta edição do festival. Na Fundição Progresso, que é um grande centro cultural com diversos espaços, acontecerá debates, oficinas mostras de artes visuais, de ciência e tecnologia e de teatro no palco. O espaço terá praça de alimentação, shows internos e a sala da organização da Bienal.


O “Corredor Cultural” da Lapa terá os espaços do grupo Tá Na Rua, o Centro Teatro do Oprimido, a Casa Hombu e a Casa Brasil-Nigéria. Todos esses lugares terão programação relacionada à Bienal da UNE.


Biblioteca Nacional


Além de ter o maior acervo de livros, periódicos e documentos do país e de ser um dos centros históricos mais importantes do Rio, a Biblioteca Nacional também tem espaço para manifestações educativas e culturais. A 5ª Bienal da UNE levará alguns dos seus debates para esse lugar, que se localiza no centro histórico da capital.


Circo Voador


Nacionalmente conhecido como reduto da música jovem, o palco do Circo Voador recebeu quase todas grandes bandas do rock nacional da década de 1980 e revelou ao resto do país diversos artistas da cena independente. O Circo Voador vai receber a mostra de música universitária da Bienal, além de shows e oficinas.


Praia Vermelha


Na Praia Vermelha se encontram duas das principais universidades cariocas, a UFRJ e a Unirio. O lugar é altamente simbólico para o movimento estudantil, segundo o coordenador da geral da Bienal. Ele relembra um episodio traumático que ali aconteceu há exatos 40 anos: “Em 1966, a UFRJ foi a primeira universidade invadida pelos militares, após esse episódio, diversas outras instituições de ensino do país foram atacadas”.


Apesar das memórias tristes, Tiago garante que, durante a Bienal, a ocupação da Praia Vermelha será outra: “Será uma ocupação de barracas, jovens e cultura, já que a UFRJ e a Unirio receberão o acampamento universitário do festival. Este será um ponto de troca de experiências entre os participantes de todo país”, ressaltou.