Tropas etíopes ocupam capital da Somália

Tropas da Etiópia alcançaram e ocuparam nesta quinta-feira (28/12) a periferia da capital somali, Mogadíscio, depois que as guerrilhas islâmicas abandonaram suas posições, controladas desde junho deste ano.

“Nós estamos em Mogadíscio”, anunciou o primeiro-ministro da Somália, Mohamed Ali Gedi, cujo governo estava no exílio até a Etiópia invadir o país, nos últimos 4 dias. “Estamos coordenando nossas forças para assumir o controle de Mogadíscio.


 


A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que dois barcos carregando refugiados somalis naufragaram na costa do Iemen. Pelo menos 17 pessoas morreram, e outras 140 estão desaparecidas.


 


De acordo com os relatos, os barcos desaparecidos eram parte de um grupo de quatro que haviam cruzado o Golfo de Aden. Os passageiros dos outros barcos foram resgatados pela agência de refugiados da ONU.


 


Segundo a agência de notícias britânica BBC, guerrilhas ligadas aos clãs locais tomaram prédios e instalações-chave da cidade, como o aeroporto e o antigo palácio presidencial, depois que os guerrilheiros da União de Cortes Islâmicas (UCI) deixaram a cidade.


 


Os guerrilheiros da UCI reocuparam a cidade de Kismayo, cerca de 500 km ao sul de Mogadíscio. Um representante da UCI, Omar Idris, confirmou que a guerrilha se retirou de Mogadíscio, mas disse que a batalha pelo país está longe de acabar.


 


“Os etíopes estão avançando, mas esse não é o final. Nós sabemos o que aconteceu no Iraque, a experiência dos americanos. Eles entraram com muita facilidade no Iraque, mas o que está acontecendo?”, disse.


 


Não está claro quanto tempo as forças etíopes devem permanecer na Somália. O primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, disse que espera que elas fiquem uns poucos dias, “não mais que algumas semanas”.


 


“Enquanto estivermos por lá, vamos ajudá-los (o governo somali) a estabilizar Mogadíscio”, respondeu Zenawi.


 


“Nossa missão na Somália é muito, muito limitada. Nós não estamos ali para reconstruir a Somália economicamente, politicamente ou de outra forma. Nós estamos lá para remover a ameaça das guerrilhas das Cortes Islâmicas à Somália e à Etiópia”, alegou.


 


Um morador disse que “toda a população da Somália está pronta e trabalhando contra as forças armadas etíopes. Como muçulmanos, se Alá quiser, nós vamos derrotar os inimigos do Islã e seus lacaios.”