Estado de saúde de Fidel “progride”, diz Raúl Castro

O presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, “continua a progredir” em sua convalescença de quase cinco meses, afirmou seu irmão Raúl, ao liderar a última sessão deste ano do Parlamento.

Fidel “continua se recuperando bem”, disse Raúl, ao comentar o estado de saúde do líder cubano, no encerramento da sessão, à qual o Granma, jornal local, teve acesso. Segundo Raúl, Fidel foi consultado e esteve de acordo com a proposta de modificar a tradição de nomear cada ano da revolução cubana por sua atividade principal – uma iniciativa que começou em 1959. Assim, 2007 será apenas o “Ano 49 da Revolução”.


 


Durante a sessão ordinária da Assembléia Nacional (Parlamento), vários deputados dirigiram mensagens a Fidel, que se ausentou pela segunda vez em 30 anos de uma sessão parlamentar. A primeira foi em 2002 por uma linfangite na perna esquerda.


 


“Apesar das centenas de quilômetros que nos separam da capital, são milhares os que velam o sono de nosso querido Fidel, os que a cada noite desejam, desde o fundo do coração, que ele amanheça bem; os que sentem o indescritível desejo de lhe ajudar a calçar os chinelos ou de lhe oferecer uma caneca de sopa”, afirmou a deputada Luz Arrieta.


 


Fidel participou de um ato público no dia 26 de julho, um dia antes de ser submetido a uma cirurgia intestinal. Desde então, foi visto em fotos e em cinco vídeos, para desmentir rumores sobre a gravidade de seu estado ou sua morte.