Conselho da ONU aprova sanções contra Irã por programa nuclear

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade neste sábado a imposição de sanções ao comércio iraniano de materiais nucleares sensíveis e mísseis balísticos, iniciativa que tem como objetivo levar Teerã a suspender as atividades de enriquecime

“Hoje estamos colocando o Irã na pequena categoria de países sob sanções do Conselho de Segurança”, disse o embaixador interino dos Estados Unidos, Alejandro Wolff, ao Conselho antes da votação de 15-0.


 


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã reagiu, afirmando que a resolução é ilegal e extrapola a alçada do Conselho de Segurança da ONU.


 


O embaixador da Rússia, Vitaly Churkin, que foi bem sucedido em amenizar partes da resolução, enfatizou que a resolução não permite o uso da força.


 


A hesitação inicial de Moscou em apoiar a resolução acabou levando a uma conversa telefônica neste sábado entre o presidente dos EUA, George W.Bush, e o presidente russo, Vladimir Putin, que analisou a resolução até o último minuto, após dois meses de negociações duras. A Rússia está construindo um reator de 800 milhões de dólares para Teerã que é poupado na resolução.


 


A resolução demanda que Teerã suspenda pesquisas sobre o enriquecimento do urânio –que pode ser usado como combustível para usinas nucleares e para bombas– e também cancele estudos que possam levar à produção de armas nucleares.


 


A sanção proíbe a importação e a exportação de materiais perigosos e tecnologia relacionada ao enriquecimento de urânio, reprocessamento e água-pesada e à entrega de sistemas de mísseis balísticos.


 


O Irã já disse que pretende continuar seu programa nuclear, que ele diz ter fins pacíficos.


 


Fonte: Reuters