Lula pretende visitar Fidel em janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (22/12) sua intenção de visitar em janeiro seu colega cubano, Fidel Castro, que está licenciado e delegou poderes para seu irmão, Raúl Castro. A visita ocorreria após da posse do sandinista

“Estava querendo ir à posse de Daniel e dar um pulinho para ver Fidel. Estou conversando com minha esposa (Marisa Letícia), mas acredito que vou”, disse Lula durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.


 


O presidente afirmou que não conversou com Fidel recentemente, mas indicou que o líder cubano está internado. Lula e Fidel são amigos pessoais há anos. Vários membros do PT estiveram exilados em Cuba durante o regime militar brasileiro e mantêm laços próximos com o governo cubano.


 


Entre Lula e Fidel, os laços vêm desde que o brasileiro se tornou o principal líder da esquerda brasileira, com a fundação do Partido dos Trabalhadores em 1980. Fidel, por sua vez, foi um dos governantes presentes na posse de Lula em 1º de janeiro de 2003.


 


O líder cubano não é visto em público desde que um problema de saúde o obrigou a entregar temporariamente o poder, em julho, a Raúl. Nesta sexta-feira, a Assembléia Nacional de Cuba deu início à sua sessão de final de ano sem a presença de Fidel.


 


O assento geralmente usado por ele estava vazio no começo da reunião, em Havana. A sessão foi presidida por Raúl Castro e outros membros da liderança do Partido Comunista.