Correa sugere a Chávez união de Comunidade Andina e Mercosul

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o presidente eleito do Equador, Rafael Correa, se pronunciaram a favor de um processo de integração regional que vá além do âmbito comercial. Eles expressaram suas opiniões no aeroporto internacional de Maiquetía,

Correa – que tomará posse em janeiro próximo – manifestou que é hora de reconhecer o passado e o destino comum da região. A América do Sul, afirmou ele, faz parte de um processo de integração que deve ir além do âmbito comercial. “Essa integração deve ser diferente, marcada pela complementaridade, deve ficar acima da idéia absurda de concorrermos, imposta pelo Norte.”


 


O presidente eleito do Equador salientou que existem possibilidades de complementação no setor energético e financeiro, já que a região tem capacidade de se autofinanciar. Correa reiterou à Venezuela o pedido de reintegrar-se à Comunidade Andina das Nações (CAN).


 


De acordo com ele, outra possibilidade deve ser a união dessa organização com o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul). “Essa perspectiva será prioridade da política equatoriana durante seu mandato”, disse.