Caetano rebate Lula e dedica “London London” a Jean Charles

Sob a tenda do Circo Voador, no Rio, e com a platéia lotada na terça-feira à noite com aproximadamente 2,5 mil espectadores, o cantor Caetano Veloso se apresentou efusivamente. “Esse é o Rio de Janeiro, esse é o Circo Voador, essa é a Lapa”, disse Caetano

Entre uma música e outra, o músico comentou a vida política do País. Primeiro, falou das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o jovem ser de esquerda e as pessoas “mais adultas” caminharem para o centro. “Essa divisão entre esquerda e direita está démodé. Já ouvi dizer que está muito chato Caetano Veloso comentando tudo, mas eu também estou achando esta política muito chata”, disse o cantor logo após as primeiras músicas.


 


Ao fim da canção London London – que compôs no início dos anos 1970, maravilhado com a capital inglesa, onde estava exilado -, dedicou a música ao jovem mineiro Jean Charles de Menezes, assassinado no ano passado pela polícia inglesa ao ser confundido com um terrorista em uma estação do metrô de Londres.


 


Caetano disse que “essas coisas” (assassinatos) não poderiam mais acontecer e emendou com sua música Fora de Ordem, hit dos anos 1990. O músico se apresentou com o mesmo grupo de jovens com quem gravou o disco Cê. Alguns amigos deles e do compositor estavam na platéia – como Marcelo Camelo, Jards Macalé, Jorge Mautner, Elisa Lucinda e Violeta Arraes, tia do diretor Guel Arraes e amiga de longa data de Caetano.


 


Um dos momentos mais divertidos foi quando o cantor, ao trocar a guitarra pelo violão, no palco, lembrou uma crítica que recebeu por sua posição política, que segundo ele desagrada tanto ao governo quanto a oposição. “Ninguém agüenta mais esse Caetano. Ele está falando demais, e o pior é ouvi-lo tocar violão”, comentou Caetano, arrancando muitas risadas do público.


 


O show voltará ao Rio, no Morro da Urca, em 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade.