Gil aceita convite de Lula e fica no Ministério da Cultura

Em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, decidiu nesta quinta-feira (21/12) permanecer no cargo durante o segundo governo.

Gil havia deixado público, várias vezes, que estava em dúvida sobre o assunto. Mas disse a Lula que aceita seu convite para continuar no ministério, de acordo com informação de um alto funcionário da Presidência da República à Agência Estado.


 


O próprio presidente anunciou, mais tarde, que o ministro continuará à frente da pasta. “Gil é uma unanimidade na área da cultura. Fiz ver ao Gil que não tem por que sair”, declarou Lula. “Acho que é bom. O Brasil ganha com isso, a cultura ganha com isso.”


 


Na quarta-feira, o ministro já havia aludido a essa possibilidade. Em cerimônia pública no Rio – quando anunciava uma provisão extra de verbas para projetos culturais -, Gil encerrou seu discurso dizendo: ''Ano que vem estaremos juntos. Ano que vem teremos mais''.


 


Momentos antes, representantes da Petrobras, que anunciou verbas para a Cultura, tinham solicitado discretamente ao ministro que permaneça no cargo para o segundo governo Lula.


 


Cercado pela imprensa, o ministro disse que não falaria, pois estava atrasado para pegar um vôo para Brasília. ''Estou indo para lá justamente por causa disso'', afirmou. Gil havia anunciado que estava cansado e que pretendia deixar o ministério, mas Lula lhe pediu para continuar no segundo mandato.


 


Em uma conversa no começo de dezembro no Palácio do Alvorada, Lula apresentou o convite mas não recebeu uma resposta definitiva do seu ministro. ''Tudo é possível, mas nosso acerto é que vamos continuar conversando. Não há nada definido'', afirmou Gil à época.


 


''Disse a ele que não posso dar ainda uma resposta. Tenho que examinar melhor'', justificou. No início de novembro, em cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, o ministro ouviu um coro de 500 artistas e outras personalidades do meio para que ficasse.


 


Também na terça, Gil fez elogios à conduta da Petrobras. ''A Petrobras é hoje a maior financiadora de cultura do Brasil e graças a ela estamos lançando mais uma primavera de editais para a cultura'', declarou.


 


Produtores culturais de diversas áreas – cinema, teatro, música e literatura – participaram da cerimônia de anúncio da verba extra, que pareceu um balanço do governo Lula na Cultura. Gil classificou a verba de última hora da Petrobras como um ''presente-investimento''.