Jornalistas italianos iniciam 5.ª-feira greve de três dias

Os jornalistas italianos começam nesta quinta-feira (21/12), uma nova greve para exigir a renovação do contrato coletivo, que durará três dias e deixará o país sem jornal durante cinco dias.

A greve foi convocada hoje pela Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) “diante da reiterada rejeição dos editores de abrir uma mesa de negociações para renovar o contrato nacional do setor, obsoleto há dois anos”, segundo um comunicado.


 


A greve acontece um dia após outra paralisação de 48 horas dos jornalistas de televisão, rádio e outros meios audiovisuais.


 


Esta nova greve, que se une a outras já feitas nos meses passados com o mesmo objetivos, começará às 4h de Brasília de amanhã e durará até a mesma hora do domingo, dia 24 de dezembro, e afetará as agências de imprensa, jornais, agências de serviços, sites e portais de internet.


 


Os jornais não sairão às bancas na sexta-feira, no sábado e no domingo por causa da greve, e também não sairão na segunda-feira, dia 25, e na terça-feira, dia 26.


 


Por isso, durante cinco dias, não haverá imprensa escrita e os italianos terão que se contentar com a televisão e o rádio.


 


A FNSI denunciou a precariedade nos postos de trabalho e exige a reabertura das negociações com a Federação Italiana de Empresas Jornalísticas (FIEG), que reúne os editores dos jornais.


 


A federação da imprensa italiana anunciou que, caso as negociações continuem estagnadas, não descartam novas greves e manifestações nos próximos meses.